Topo

Paola Machado

ANÁLISE

Texto baseado no relato de acontecimentos, mas contextualizado a partir do conhecimento do jornalista sobre o tema; pode incluir interpretações do jornalista sobre os fatos.

Conhece o slider? Conheça seus benefícios e como improvisar um para treinar

Paola Machado
Imagem: Paola Machado

Colunista do VivaBem

07/04/2021 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Já ouviu falar do slider? Ele é um acessório de treino que você pode encontrar tanto em formato de disco deslizante ou de uma esteira (tipo um tapete) deslizante. Ambos são fáceis de guardar —cabem em uma gaveta, no guarda-roupa ou debaixo da cama— e possibilitam que você treine em casa.

Com o slider é possível fazer exercícios como flexão de braços, afundo, prancha deslizando as pernas etc. Com o instabilidade proporcionada pelo acessório, melhorar não só a força e a resistências, mas também a flexibilidade, o equilíbrio e o ganho de amplitude de movimento. Mais: os exercícios não têm impacto e, assim, há menos estresse nas articulações.

slider - Paola Machado - Paola Machado
Imagem: Paola Machado

Além de te desafiar ainda mais com amplitude de movimento, controle, consciência corporal e coordenação, o equipamento permite que você trabalhe o corpo todo e, principalmente, a região do core, por adicionar um elemento de instabilidade que exige que os músculos que estabilizam o corpo (abdome, lombar, glúteos, quadril) sejam ainda mais recrutados para garantir equilíbrio e, assim, realizar os exercícios corretamente, ajudando a manter os músculos do corpo engajados durante todo o movimento.

O acessório também faz com que você trabalhe seus outros músculos com mais intensidade do que o normal. Auxilia no fortalecimento dos pequenos músculos estabilizadores e também aumenta o número de grupos musculares que você está trabalhando.

Mas, calma, se você não quiser comprar um slider ou quer experimentar os exercícios antes de investir no acessório, é possível improvisá-lo com objetos que temos em casa.

Slider - Paola Machado - Paola Machado
Imagem: Paola Machado

Você precisará somente de um par de meia ou de toalhas para apoiar os pés e as mãos (no caso das mãos também podem ser luvas). Também é necessário uma superfície que deslize —minha casa tem piso de madeira/bambu e consigo deslizar com muita facilidade, mas pisos frios deslizam mais ainda. A diferença dos equipamentos improvisados para o slider profissional é que o acessório pode ser utilizado em quase todas superfícies.

Topa tentar? Nos vídeos abaixo, mostro alguns exercícios para você fazer com o seu "slider improvisado" e trabalhar o corpo todo.