Topo

Paola Machado

ANÁLISE

Texto baseado no relato de acontecimentos, mas contextualizado a partir do conhecimento do jornalista sobre o tema; pode incluir interpretações do jornalista sobre os fatos.

Minha hérnia de disco pode diminuir ou sumir? Entenda o problema de coluna

iStock
Imagem: iStock

Colunista do UOL

24/03/2021 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O movimento da sua coluna ocorre em regiões constituídas por duas vértebras, ligamentos e o disco intervertebral. O disco, por sua vez, conta com duas estruturas:

  • núcleo pulposo: corresponde à parte central do disco, um gel semifluido composto por 70% de água, garantindo resistência à compressão e absorção de impactos;
  • ânulo fibroso: corresponde à parte externa do disco revestindo o núcleo pulposo, e consiste em um tecido mais fibroso e denso, rico em colágeno tipo 1, que proporciona resistência aos movimentos de torção, tensão e carga axial.

A função do disco se dá na absorção e na distribuição de forças que ocorrem na coluna vertebral durante movimentos, manutenção de posturas, atividades de impacto e na liberdade de movimento da coluna. Assim, a saúde e integridade desse disco tem papel na função mecânica da coluna. Quando os movimentos e as cargas impostas ao disco excedem sua capacidade estrutural, desencadeiam degeneração e desidratação.

O que é a hérnia de disco?

É o deslocamento anormal do disco no espaço entre as vértebras, acometendo qualquer segmento da coluna, em especial, regiões de maior mobilidade, como a região do pescoço e da lombar. O deslocamento pode levar à compressão do canal vertebral e de nervos que partem da coluna para levar o impulso nervoso para outras partes do corpo.

É uma das doenças degenerativas da coluna vertebral mais frequentes sendo a região lombar a mais afetada. Para se ter ideia, cerca de 39% das pessoas com dor lombar crônica apresentam hérnia. A hérnia discal ocorre principalmente entre os 40-50 anos. Estima-se que 3% da população possa ser afetada, com prevalência maior em homens acima de 35 anos.

Pode causar:

  • dor
  • acometimento em raízes nervosas
  • limitação de movimentos
  • fraqueza muscular
  • alteração de sensibilidade

Atenção: assim como os outros achados do seu laudo da ressonância ou de qualquer outro exame de imagem, há, sim, a possibilidade de se desenvolver um quadro de dor ou limitação a depender do nível e grau de acometimento da hérnia, mas sem esquecer que há casos em que pacientes são assintomáticos e mantêm sua rotina sem dor.

Uma revisão de literatura mostrou que a prevalência de protrusão de disco em indivíduos assintomáticos aumenta de 30 para 84% com o decorrer da idade quando comparados indivíduos na faixa dos 20 e de 80 anos. O estudo ainda mostra comportamentos similares na prevalência de fissura e de degeneração discal.

Ao longo dos anos, a cronicidade de quadros, o próprio processo de envelhecimento e o estilo de vida adotado podem levar a um prognóstico melhor ou pior. Juliana Satake, fisioterapeuta, reforça que é possível ter qualidade de vida e viver sem dores mesmo com a presença de uma hérnia de disco.

"Minha hérnia parece ter sumido desde o último exame!"

As hérnias de disco podem diminuir de tamanho. Cerca de 66,6% dos casos de hérnia de disco são reabsorvidos pelo próprio organismo através de mediadores inflamatórios e imunológicos locais.

Ao primeiro sintoma de dor nas costas, o corpo já sinaliza que alguma função não vai bem. Mesmo que a crise de dor passe após um episódio de crise, saiba que seu corpo e os músculos estão sinalizando que estão enfraquecidos ou que algum movimento pode não estar ocorrendo da melhor forma.

Se você apenas retornar a rotina, fingindo que nada aconteceu, irá apenas postergar o próximo episódio e tornar a dor na lombar crônica.

Fisioterapia ou cirurgia

O tratamento conservador é eficaz em até 90% dos pacientes, sendo seu prognóstico positivo. Tem como base a fisioterapia em associação ao tratamento medicamentoso prescrito pelo médico com o objetivo de conter o quadro álgico e associar a cinesioterapia (terapia através de movimentos).

A movimentação de forma precoce reabilita e promove o retorno às atividades. Estudos mostram que exercícios de estabilização e controle motor apresentam mais benefícios que recursos eletrofísicos, como o famoso "choquinho", no tratamento de pacientes com hérnia de disco, com alívio da dor e melhora funcional.

Somente 10% dos casos de hérnia de disco precisam de cirurgia. Mas ainda assim, a hérnia é a principal causa de cirurgia de coluna na população adulta, sendo a hérnia lombar a condição que mais leva homens a se submeterem a mesa cirúrgica.

A cirurgia, à primeira vista, parece ser uma solução rápida para alívio da dor radicular, mas os estudos mostram que no decorrer de um ano pós-cirurgia, os resultados clínicos e funcionais dos pacientes operados e não operados são muito semelhantes.

Ainda, dos pacientes que se submetem a uma segunda cirurgia na coluna, há dados que apontam que aproximadamente 50% são decorrentes da recidiva da hérnia lombar no mesmo nível operado. No entanto, em casos de comprometimento neurológico ou falha do tratamento conservador, a cirurgia torna-se o tratamento mais indicado.

Estilo de vida pode influenciar

Cultive hábitos saudáveis, não fume e evite o sedentarismo com a prática de exercícios físicos regulares sob supervisão de um profissional qualificado e evite esforço físico inadequado.

Há uma variedade de atividades e exercícios que podem ser feitos sob supervisão adequada em uma fase não inflamatória ou aguda, como o treinamento de força e estabilização, alongamentos, exercícios de controle motor, pilates, treino de core, entre outros.

Caso sinta dores, procure pelo profissional de saúde e não postergue seu tratamento.

*Colaboração Ana Clara Desiderio, fisioterapeuta especializada responsável pelos atendimentos de fisioterapia na Clínica La Posture e Renata Luri, fisioterapeuta doutora pela Unifesp e Griffith University.

Referências

Adams MA, Dolan P. Spine biomechanics. J Biomech. 2005.

Brinjikji W, Luetmer PH, Comstock B, et al. Systematic literature review of imaging features of spinal degeneration in asymptomatic populations. AJNR Am J Neuroradiol. 2015;36(4):811-816. doi:10.3174/ajnr.A4173

CHIU, Chun-Chieh et al. The probability of spontaneous regression of lumbar herniated disc: a systematic review. Clinical rehabilitation, v. 29, n. 2, p. 184-195, 2015.

FRANÇA, Fábio Jorge Renovato et al. Motor Control Training Compared to Transcutaneous Electrical Nerve Stimulation in Patients with Disc Herniation with Associated Radiculopathy: A Randomized Controlled Trial. American journalofphysical medicine & rehabilitation, 2018.

KAPANDJI, A. I. Fisiologia Articular Tronco e Coluna Vertebral. 5 edição. Editora Médica Panamericana. Rio de Janeiro (RJ), 2000.

MING ZHONG, M. D.; LIU, Jin Tao. Incidence of spontaneous resorption of

lumbar disc herniation: a meta-analysis. Painphysician, v. 20, p. E45-E52, 2017

MONUMENT, Michael J.; SALO, Paul T. Spontaneous regression of a lumbar disk

herniation. CMAJ, v. 183, n. 7, p. 823-823, 2011.

Oliveira CB, Maher CG, Pinto RZ, Traeger AC, Lin CC, Chenot JF, van Tulder M, Koes BW. Clinical practice guidelines for the management of non?specifc low back pain in primary care: an updated overview. European Spine Journal. 2018 Nov;27(11):2791-2803.

RAMOS, Luiz Armando Vidal et al. Comparison between transcutaneous electrical nerve stimulation and stabilization exercises in fatigue and transversusabdominis activation in patients with lumbar disk herniation: A randomized study. Journal of manipulative and physiological therapeutics, v. 41, n. 4, p. 323-331, 2018.

Rhee JM, Schaufele M, Abu W. Radiculopathy and the herniated lumbar disc. J Bone Joint Surg Am. 2006.

SILVA, Pedro Alberto Pinto da et al . Tratamento cirúrgico de recidivas de hérnias discais lombares: que resultados?.Coluna/Columna, São Paulo , v. 10, n. 1, p. 14-19, 2011 .

Valença JB, de Alencar MCB. O afastamento do trabalho por dor lombar e as repercussões na saúde: velhas questões e desafios que continuam/The absence from work due to low back pain and the repercussions on health: old persisting issues and challenges. Cad. Bras. Ter. Ocup.,São Carlos, 26 (1), 119-127, 2018

Oliveira CB, Maher CG, Pinto RZ, Traeger AC, Lin CC, Chenot JF, van Tulder M, Koes BW. Clinical practiceguidelines for the management of non?specifc low back pain in primary care: an updated overview. European Spine Journal. 2018 Nov;27(11):2791-2803. doi: 10.1007/s00586-018-5673-2.

Weinstein JN, Lurie JD, Tosteson TD, Tosteson AN, Blood EA, Abdu WA, et al. Surgical versus nonoperative treatment for lumbar disc herniation: four-year results for the Spine Patient Outcomes Research Trial (SPORT). Spine 2008;33:2789-800.

Valença JB, de Alencar MCB. O afastamento do trabalho por dor lombar e as repercussões na saúde: velhas questões e desafios que continuam/The absence from work due to low back pain and the repercussions on health: old persisting issues and challenges. Cad. Bras. Ter. Ocup.,São Carlos, 26 (1), 119-127, 2018