Topo

Paola Machado

Com hábitos saudáveis, pré-diabetes pode ser reversível

caminhada - iStock
caminhada Imagem: iStock

Colunista do UOL

30/10/2020 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes, o "pré-diabetes é um termo usado para indicar que o paciente tem potencial para desenvolver a doença, como se fosse um estado intermediário entre a pessoa saudável e o diabetes tipo 2" — em que o corpo vai se tornando resistente à insulina e as células deixam de responder normalmente a esse hormônio.

Muita gente acredita que após o diagnóstico de pré-diabetes a pessoa inevitavelmente terá diabetes e levará o problema para a vida toda. Mas não se trata disso, se você se cuidar, é claro.

Receber um diagnóstico de pré-diabetes significa que seu nível de açúcar no sangue está acima do normal, mas não alto o suficiente para ter o diagnóstico de diabetes —o que vai acontecer se o problema não for tratado.

O National Institutes of Health (NIH) pontua que o pré-diabetes é reversível, com mudanças no estilo de vida, implementação de exercícios físicos, melhora no padrão alimentar/nutricional e, em alguns casos, administração de medicamentos, sendo que todas essas condutas devem ser supervisionadas e orientadas por profissionais da área da saúde especializados no tema, como profissionais de educação física, nutricionistas, médicos etc.

Se você tem pré-diabetes e não faz mudanças no estilo de vida, pode desenvolver diabetes tipo 2 em cerca de 10 anos Mayo Clinic

As causas da resistência à insulina não são claras, mas podem estar fortemente ligadas a fatores genéticos e de estilo de vida, como sedentarismo, má alimentação e obesidade. Falando em saúde, temos que pensar que, por mais que seja possível estar acima do peso e com os exames "normalizados", a gordura corporal é uma inimiga silenciosa. Às vezes está tudo bem, tudo dentro de todos os limites e, de repente, quando fazemos novamente exames anuais, tudo está alterado.

Se você fez exames e seu médico disse que está com pré-diabetes, fique calmo, pois há chance de voltar aos padrões normais, mas tudo dependerá da sua mudança de estilo de vida. Veja algumas atitudes que é importante tomar.

Evite alimentos processados e ultraprocessados

Isso já não é novidade aqui na minha coluna, né? Sempre que o rótulo tem uma quantidade extensa de ingredientes com nomes difíceis, fique de olho e, se puder, evite. Reduza a ingestão de carboidratos simples e opte por complexos, evite alimentos em saquinhos, prefira alimentos in natura, ingira frutas de forma porcionada e de acordo com recomendações nutricionais, legumes, verduras, grãos.

Fuja do sedentarismo

Sei que para muita gente é difícil achar motivação para treinar, mas o sedentarismo é um dos maiores fatores para desenvolvimento de pré-diabetes e a consequente evolução para diabetes tipo 2. Um dos grandes benefícios do exercício físico para o diabetes é que durante a contração muscular a glicose é captada pelo músculo por via celular, independentemente da presença ou ação da insulina.

Em outras palavras, conforme o exercício é realizado, a glicose sanguínea contribui para geração de energia na musculatura, permanecendo alta sua captação por horas após a atividade física, o que antes (repouso e pós-alimentação) não era possível. Isso resulta em diminuição do quadro hiperglicêmico e, quando associado a uma dieta adequada e hipoglicemiantes orais controlados, forma um tratamento efetivo para o diabetes tipo 2.

Apesar de o exercício resistido (musculação) e o exercício aeróbico resultarem nos mesmos benefícios em relação ao controle glicêmico, quando executados de forma combinada eles promovem benefícios adicionais, sendo considerados pelo Colégio Americano de Medicina Esportiva (ACSM, 2010) a melhor opção para intervenção global nos quadros de pré-diabetes e diabetes 2.

De acordo com a American Diabetes Association (ADA), os exercícios podem reduzir o açúcar no sangue por até 24 horas após o treino. Se você está começando uma nova rotina de exercícios, vá devagar. Pratique atividades físicas leves por 15 ou 20 minutos e aumente gradualmente a intensidade e a duração dos treinos após alguns dias. Idealmente, você deverá ter 30 a 60 minutos de atividade física moderada pelo menos 5 dias por semana. Os exercícios podem incluir caminhada, bicicleta, corrida ou natação combinados com exercícios funcionais ou musculação. Saiba mais sobre como os exercícios ajudam a controlar o diabetes tipo 2.

Foque no emagrecimento

Quando eu digo emagrecimento, sempre é pensando em redução de gordura corporal (principalmente). Portanto, a redução de peso deve acontecer de forma estruturada, programada e consciente, não de forma brusca —dietas muito restritivas e que te fazer perder peso rapidamente, podem levar ao efeito sanfona.

Quanto mais dentro da normalidade estiver sua composição de gordura corporal, mais longe você estará do pré-diabetes. Da mesma forma que quanto menor for sua relação cintura quadril, menor a probabilidade de desenvolver o problema.

Reduza a carga glicêmica da refeição

Para isso, adicione uma porção de oleaginosas (nozes, castanhas, amêndoas, pistache, avelã) ou sementes (linhaça, chia, abóbora e girassol) quando consumir frutas. No almoço e jantar, utilize 1 colher (sobremesa) de azeite de oliva extra-virgem para temperar a salada.

Evite o acréscimo de açúcar nas preparações e bebidas. A dica é reduzir a quantidade da substância aos poucos, para que o paladar se acostume, e acrescentar frutas mais doces ou água de coco em sucos, para adoçar de forma natural.

Opte por alimentos de menor índice glicêmico. Esses alimentos possuem a capacidade de elevar menos a secreção de insulina do que os alimentos com maior índice glicêmico.

Evite o consumo de gordura trans

O nutriente, presente principalmente nos industrializados, aumenta o LDL-colesterol e o triglicerídeos, e reduzem a fração do HDL-colesterol. A maior contribuição desses ácidos graxos na dieta origina-se do consumo de óleos e gorduras hidrogenadas, margarinas duras e shortenings (gorduras industriais presentes em sorvetes, chocolates, produtos de padaria, salgadinhos tipo chips, molhos para saladas, maionese, cremes para sobremesas e óleos para fritura industrial).

Preste atenção nos quadros de apneia

A apneia do sono foi associada à resistência à insulina. Com essa condição, a respiração para repetidamente durante a noite, devido ao relaxamento dos músculos da garganta. Os sinais de apneia do sono incluem ronco, pausas respiratórias durante o sono, engasgos, acordar com dor de cabeça, cansaço. Entenda problemas que a apneia do sono pode trazer.

Beba mais água

Beber água é outra maneira excelente de ajudar a reverter o pré-diabetes e prevenir o diabetes tipo 2. A água ajuda a controlar os níveis de glicose no sangue e também é um substituto saudável para refrigerantes e sucos industrializados, que são tipicamente ricos em açúcar.

Referências:

- CDC. Centers for Disease Control and Prevent.

- OMS. Organização Mundial de Saúde.

- American Diabetes Association: Standards of Medical Care in Diabetes. Diabetes Care 39: Supplement 1: S1-S119, 2016.

- Are patients with hypertension and diabetes mellitus at increased risk for COVID-19 infection? www.thelancet.com/respiratory Published online March 11, 2020 https://doi.org/10.1016/S2213-2600(20)30116-8

- Li XC, Zhang J, Zhuo JL. The vasoprotective axes of the renin-angiotensin system: physiological relevance and therapeutic implications in cardiovascular, hypertensive and kidney diseases. Pharmacol Res 2017; 125: 21-38.

- Sociedade Brasileira de Diabetes.

- Sigal RJ, Kenny GP, Boule´ NG, et al. Effects of aerobic training, resistance training, or both on glycemic control in type 2 diabetes: a randomized trial. Ann Intern Med. 2007;147:357-69.

- Morrison, S.; et al. Balance Training Reduces Falls Risk in Older Individuals With Type 2 Diabetes. Diabetes Care. 2010 Apr; 33(4): 748-750.

- Reaven GM. Banting lecture. Role of insulin resistance in human disease. Diabetes. 1988; 37:1595 e1607.

- World Health Organization. Obesity and overweight. 2015.

- World Health Organization. Global recommendations on physical activity for health. Geneva; 2010.

- Donnelly, J. E., Blair, S. N., Jakicic, J. M., Manore, M. M., Rankin, J. W., Smith, B. K., & American College of Sports, M. (2009). American College of Sports Medicine Position Stand. Appropriate physical activity intervention strategies for weight loss and prevention of weight regain for adults. Med Sci Sports Exerc, 41(2), 459-471. doi: 10.1249/MSS.0b013e3181949333

- Garber, C. E., Blissmer, B., Deschenes, M. R., Franklin, B. A., Lamonte, M. J., Lee, I. M., . . . American College of Sports, M. (2011). American College of Sports Medicine position stand. Quantity and quality of exercise for developing and maintaining cardiorespiratory, musculoskeletal, and neuromotor fitness in apparently healthy adults: guidance for prescribing exercise. Med Sci Sports Exerc, 43(7), 1334-1359. doi: 10.1249/MSS.0b013e318213fefb

- Stoner, L., Rowlands, D., Morrison, A., Credeur, D., Hamlin, M., Gaffney, K., . . . Matheson, A. (2016). Efficacy of Exercise Intervention for Weight Loss in Overweight and Obese Adolescents: Meta-Analysis and Implications. Sports Med. doi: 10.1007/s40279-016-0537-6

- Tapsell, L. C., & Neale, E. P. (2016). The Effect of Interdisciplinary Interventions on Risk Factors for Lifestyle Disease: A Literature Review. Health Educ Behav, 43(3), 271-285. doi: 10.1177/1090198115601092

- Thorogood, A., Mottillo, S., Shimony, A., Filion, K. B., Joseph, L., Genest, J., Eisenberg, M. J. (2011). Isolated aerobic exercise and weight loss: a systematic review and meta-analysis of randomized controlled trials. Am J Med, 124(8), 747-755. doi: 10.1016/j.amjmed.2011.02.037

- de Toro-Martín J, Arsenault BJ, Després JP, Vohl MC. Precision Nutrition: A Review of Personalized Nutritional Approaches for the Prevention and Management of Metabolic Syndrome. Nutrients. 2017 Aug 22;9(8).

- MASQUIO, D. C. L.; NETTO, B. D. M. ; CORGOSINHO, F. C. ; DÂMASO, ANA R. . Dietary Therapies on Obesity and Metabolic Syndrome in Adolescents: The Role of Nutrigenetic, Nutrigenomic and Food Compounds. In: Cedric Freeman. (Org.). Mediterranean Diet and Dietary Therapies: Food Sources, Role in the Prevention of Cardiovascular Disease and Other Health Benefits. 1ed.N.Y.: Nova Publisher, 2014, v. , p. 33-90.

- Martínez-Fernández L, Laiglesia LM, Huerta AE, Martínez JA, Moreno-Aliaga MJ. Omega-3 fatty acids and adipose tissue function in obesity and metabolic syndrome. Prostaglandins Other Lipid Mediat. 2015 Sep;121(Pt A):24-41.

- Sociedade Brasileira de Diabetes. Disponível em: https://www.diabetes.org.br/publico/temas-atuais-sbd/1427-consideracoes-sobre-diabetes-e-pre-diabetes

- National Institute of Diabetes and Digestive and Kidney Diseases. Disponível em: https://www.niddk.nih.gov/about-niddk/research-areas/diabetes/diabetes-prevention-program-dpp

- Mayo Clinic. Disponível em: https://www.mayoclinic.org/diseases-conditions/prediabetes/diagnosis-treatment/drc-20355284

- Mayo Clinic. Disponível em: https://www.mayoclinic.org/diseases-conditions/prediabetes/symptoms-causes/syc-20355278

- Blood Sugar and Exercise. American Diabetes Association. Disponível em: https://www.diabetes.org/fitness/get-and-stay-fit/getting-started-safely/blood-glucose-and-exercise