Topo

Paola Machado

Enjoa durante e após o treino? Pode ser náusea induzida pelo exercício

iStock
Imagem: iStock

Colunista do UOL

08/07/2020 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O exercício traz inúmeros benefícios à saúde. Mas aposto que você já ouviu relatos de pessoas que tiveram enjoos durante e após o treino —a chamada náusea induzida pelo exercício.

Sintomas de náusea relacionados ao treino são um efeito colateral bastante comum, mas existem formas de evitar. Quando temos reações negativas ao exercício, isso pode diminuir o nosso desejo de malhar, e se isso nos faz parar, a súbita falta de exercício físico pode afetar nosso foco, humor, sono, saúde em geral etc.

Iniciar ou encerrar o treino abruptamente

Existem alguns motivos para que isso aconteça. Um deles é iniciar o exercício sem realizar o aquecimento e parar de forma abrupta, sem realizar a volta à calma —cessar o exercício aos poucos— e restabelecer a frequência cardíaca.

Bem como nossos músculos e articulações, nossos órgãos podem se sentir abalados ao iniciar ou encerrar a atividade física abruptamente; portanto, sempre comece em um ritmo mais lento e não se esqueça de desaquecer —o alongamento após ou mesmo em um momento diferente do treino, é super importante para o nosso organismo e para evitar lesões.

Ingerir alimentos pesados e/ou muita água antes do treino

Durante o treino, nosso fluxo sanguíneo é direcionado aos músculos trabalhados, assim a náusea também pode ocorrer durante o exercício, pois o sangue que flui para o trato gastrointestinal e o estômago é redirecionado para os músculos em que estamos trabalhando, diminuindo a digestão e causando desconforto.

Evite ingerir alimentos logo antes de se exercitar —principalmente que tem uma digestão mais lenta. Alimentos ricos em gordura e proteína podem levar mais tempo para digerir do que os alimentos fontes de carboidratos e fibras. Por isso, ingerir alimentos desse tipo logo antes do treino pode causar náusea.

O mesmo com a hidratação. Temos que realizar a hidratação necessária, porém, a ingestão de muita água de uma vez ou mais do que é necessário pode levar a diluição dos eletrólitos causando o processo de hiponatremia, que leva a baixa concentração de sódio no sangue, podendo causar náuseas.

Por isso, evite ingerir alimentos logo antes do treino. Espere, pelo menos, 1 a 2 horas (dependendo do que consumiu) para treinar e não beba quantidades anormalmente grandes de água antes de se exercitar de uma só vez.

Exercício em temperaturas muito elevadas

Quando a temperatura está muito alta, transpiramos. Tem muita gente que, para transpirar mais ainda, corre no sol do meio-dia, agasalhado, com roupa escura e não se hidrata adequadamente. Ao contrário do excesso de hidratação, esse tipo de treino em temperaturas elevadas, pode causar a desidratação intensa.

Existem métodos, como as aulas de ioga super aquecidas, em que há orientações adequadas, que tem protocolos específicos, supervisão profissional e intervalos para manter os alunos hidratados. Porém, se você está se exercitando ao ar livre e estiver muito calor, certifique-se de levar água com você e se hidratar de 20 em 20 minutos.

O tipo e a intensidade do treino

Exercícios intensos ou com saltos, como corrida, são mais propensos a causar náusea. Tudo o que ainda estiver no seu estômago sendo digerido enquanto você se exercita, poderá ser influenciado com o treino —principalmente à medida que a intensidade do exercício aumentar.

Outra causa comum para se sentir mal após um treino é simplesmente tentar se esforçar demais quando seu corpo não apto e você está iniciando um treino —costuma acontecer muito em treinos de crossfit ou mesmo em protocolos de HIIT com iniciantes ou mesmo em estágios mais avançados, quando o praticante chega ao seu esforço máximo.

Por isso, sempre reforço que temos que ter bom senso e entender os limites do nosso corpo. Se você está apenas começando, vá aos poucos. Peça orientação para um profissional de educação física para aumentar sua aptidão aos poucos. Além da náusea, se esforçar muito além do que seu corpo pode suportar, pode levar a lesões.

Para praticantes regulares de exercícios, a náusea após um treino é provavelmente uma combinação dos fatores acima, portanto, tenha em mente tudo isso e tente uma combinação das sugestões. Se sua náusea for particularmente intensa ou não desaparecer com qualquer uma das opções acima, consulte um médico.

Referências:

- King, K.S., Darmani, N.A., Hughes, M.S. et al. Exercise-induced nausea and vomiting: another sign and symptom of pheochromocytoma and paraganglioma. Endocr 37, 403-407 (2010). https://doi.org/10.1007/s12020-010-9319-3.

- de Oliveira, E.P., Burini, R.C. Food-dependent, exercise-induced gastrointestinal distress. J Int Soc Sports Nutr 8, 12 (2011). https://doi.org/10.1186/1550-2783-8-12.

- Kondo T, Nakae Y, Mitsui T, et al. Exercise-induced nausea is exaggerated by eating. Appetite. 2001;36(2):119-125. doi:10.1006/appe.2000.0391.

- Dale B Speedy, MBChB, FRNZCGP, MSc, FACSP, Sports Physician; Timothy D Noakes, MBChB, MD, FACSM, Director, Sports Science Institute; Claudia Schneider, MD, FRANZCA, Anaesthetist. Originally published in German as Speedy DB, Noakes TD. Exercise associated hyponatremia: A review. Dtsch. Z. Sportmedizin . 1999; 11: 368-74.

- Samborski P, Chmielarz-Czarnoci?ska A, Grzymis?awski M. Exercise-induced vomiting. Gastroenterology Review/Przegl?d Gastroenterologiczny. 2013;8(6):396-400. doi:10.5114/pg.2013.39924.

- Hoffman, M.D., Stuempfle, K.J. & Valentino, T. Sodium Intake During an Ultramarathon Does Not Prevent Muscle Cramping, Dehydration, Hyponatremia, or Nausea. Sports Med - Open 1, 39 (2015). https://doi.org/10.1186/s40798-015-0040-x.

- de Oliveira, Erick Pradoa,b; Burini, Roberto Carlosa The impact of physical exercise on the gastrointestinal tract, Current Opinion in Clinical Nutrition and Metabolic Care: September 2009 - Volume 12 - Issue 5 - p 533-538 doi: 10.1097/MCO.0b013e32832e6776.

- NAUSEA RESULTING PROM EXERCISE. Waglow, I F.Physical Educator; Indianapolis Vol. 16, Ed. 1, (Mar 1, 1959): 23.

-