Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

O impacto financeiro do diagnóstico do câncer

iStock
Imagem: iStock

Colaboração para VivaBem

06/02/2023 10h45

No último sábado, 4 de fevereiro, foi realizada mais uma edição do Dia Mundial do Câncer, uma campanha internacional que pretende conscientizar a população sobre a importância da prevenção e do acesso ao diagnóstico e tratamento.

Não por acaso, o tema da iniciativa, até 2024, é "Por Cuidados Mais Justos" (ou "Close The Care Gap", em inglês), que traz o desafio de incentivar políticas que enfrentem a epidemia global de câncer.

Esta é uma doença que atinge nações e indivíduos de maneiras diversas, dependendo das condições econômicas, sociais e culturais. Já comentamos, neste espaço, os desafios de promover a equidade num país com tantas diferenças como o Brasil.

Para tentar entender um pouco mais sobre estes impactos, o Instituto Vencer o Câncer e a IQVIA, uma das principais empresas de análise de informação em saúde, realizaram a sondagem "Oportunidade de suporte aos pacientes oncológicos". A pesquisa ouviu 82 pacientes, 922 familiares e amigos de pacientes e 1.023 pessoas da população em geral, em todas as regiões brasileiras.

Os dados revelam as implicações financeiras que o diagnóstico traz. O tratamento gera mais despesas e a renda familiar pode não ser suficiente para chegar ao fim do mês. Uma informação relevante é que, no universo pesquisado, 55% dos entrevistados eram usuários de plano de saúde.

Entre os relatos de pacientes, 77% confirmaram o efeito negativo do tratamento nas despesas da família. Mais da metade parou de trabalhar por pelo menos um período. Também entre os familiares/amigos entrevistados, 91% apontam que o diagnóstico do câncer trouxe muito mais despesas à família.

A pesquisa mostra quanto os aspectos socioeconômicos propiciam mudanças na vida de quem tem câncer e de sua família. Mas, ainda, a aceitação da doença pelo paciente é considerada o principal desafio. Por isso boa parte dos entrevistados destacou que, além do suporte financeiro, o apoio psicológico é muito relevante após o diagnóstico.

No entanto, segundo a sondagem, os entrevistados ainda consideram o nível de conhecimento em relação ao câncer apenas razoável.

Temos uma oportunidade relevante de informar e conscientizar a população sobre a doença e seus efeitos. Por isso as políticas de enfrentamento do câncer precisam contemplar o atendimento ao paciente e estratégias para toda a sociedade saber mais sobre prevenção e se engajar nos debates por cuidados mais justos.