Topo

Larissa Cassiano

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Vaginas saudáveis têm odores próprios e isso é completamente normal

iStock
Imagem: iStock

Colunista do UOL

03/08/2022 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Recentemente a cantora Anitta lançou um perfume íntimo, mas o que sabemos sobre esses produtos e o que vale a pena ser dito?

O produto mal foi lançado e muitas pessoas já estão curiosas, motivo que deve garantir muitas vendas, mas com certeza esse não é a única razão para o sucesso, parte porque o conhecimento do corpo feminino e de seus fluidos é um grande tabu para muitas pessoas.

Não é raro que pessoas confundam fluido vaginal normal com corrimento e almejem uma região íntima sem fluidos e sem odores, o que mesmo para os corpos mais saudáveis é impossível.

Sim, vaginas são úmidas e liberam fluidos que vão sendo modificados ao longo do ciclo, ora podem ser claros como clara de ovo e ora podem ser levemente esbranquiçados com textura um pouco mais espessa, sem odor intenso e sem isso significar uma infecção.

Uma dica para diferenciar é observar se durante o ciclo essa secreção passa por essas fases, ou se durante todo o mês a secreção se mantém igual. Além disso, a diferença entre essa secreção normal e o corrimento está relacionada com a quantidade e as características.

As principais infecções vaginais são causadas por fungos, bactérias, vírus e protozoários, que podem causar irritação, coceira, dor durante a relação sexual ou na hora de fazer xixi, além da secreção, que pela presença destes agentes geralmente fica com colorações esverdeadas, amareladas, cinzentas, marrons e até avermelhadas.

Outro ponto para lembrar é a anatomia feminina: a vagina é um órgão em formato de tubo que se conecta ao útero, por onde saem o sangue menstrual, os fluidos originários da própria vagina e do colo do útero. A vulva é a genitália externa feminina e contém o monte de Vênus (região dos pelos pubianos), lábios internos e externos (também chamados de lábios maiores e menores), glândulas genitais e clitóris. Sabendo disso, é possível notar que algumas pessoas se referem à vulva nomeando de vagina por engano ou desconhecimento.

Sabendo disso e de que naturalmente a vagina já é úmida, colocar um perfume nessa região pode fazer com que ainda mais secreção seja produzida, levando por água abaixo a ideia de uma vagina perfumada, se for utilizar, a vulva é o local, sabendo que ainda assim é possível que o produto cause irritação, alergia e favoreça infecções.

Na hora de utilizar produtos, conheça seu corpo e seus fluidos, compreenda que regiões como a vaginal, que são quentes e úmidas, possuem odores característicos e isso é normal.

Gostou deste texto? Dúvidas, comentários, críticas e sugestões podem ser enviadas para: dralarissacassiano@uol.com.br e veja mais no meu Instagram @dralarissacassiano.