Topo

Larissa Cassiano

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Doula: saiba o que ela faz e quais os benefícios para a gestante em tê-la

iStock
Imagem: iStock

Colunista do UOL

18/05/2022 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Ao longo dos anos, as doulas foram ganhando espaço e relevância no cenário do parto. O termo surgiu para definir a mulher que acolhia a pessoa em trabalho de parto dando suporte, amparo, acolhimento, encorajamento e depois do parto retornava ou permanecia ajudando nos primeiros momentos.

Com o passar dos anos, os partos deixaram de ser domiciliares e passaram a ter o ambiente hospitalar como seu cenário principal, assim o trabalho da doula se adaptou e esse acompanhamento e ganhou um novo formato.

As doulas passam por uma formação específica que envolve a gestação, parto e pós-parto com a capacidade de dar suporte emocional e físico. Com reconhecimento pelo Ministério do Trabalho e com resoluções que em muitas localidades incentivam a sua presença no parto.

Vale ressaltar que doulas não são parteiras e não possuem esse tipo de formação, ou seja, não acompanham o parto de forma ativa, não realizam exame ginecológico nem dão condutas clínicas, cada profissional no cenário de parto tem sua função específica e em equipes bem treinadas, nenhum profissional será impeditivo para a presença do outro.

Hoje no Brasil é possível receber o acompanhamento de doulas em diversos serviços tanto públicos quanto privados. Quem opta pela contratação particular terá a possibilidade da prestação de serviço de diversas formas e momentos, seja durante o pré-natal, chá de bênçãos no fim da gestação, cursos educativos, acompanhamento de parto e pós-parto.

Conversei com a doula Bárbara Berdine, que respondeu a algumas das principais dúvidas sobre o acompanhamento dela:

Como é realizada formação para doula?
A formação da doula é feita através de cursos livres ministrados por doulas experientes e que podem ter profissionais de outras áreas oferecendo conhecimentos complementares. Não é preciso ter nenhuma formação anterior antes de realizar o curso.

Quando a pessoa gestante deve procurar a doula?
O ideal é que a gestante busque uma doula assim que iniciar o pré-natal, pois quanto antes a preparação começar, mais benefícios para a família.

Quais são as atribuições da doula?
A doula é a profissional que prepara a família através da educação perinatal, oferece suporte físico e emocional no parto e auxilia no pós-parto.

Quais os benefícios de ter uma doula durante a gestação?
Os estudos mostram vários benefícios de ter uma doula, entre eles: aumento da satisfação da mulher, trabalhos de parto mais rápidos, menos pedidos de analgesia, menos necessidade de cesárea, maior sucesso na amamentação e redução do risco de depressão pós-parto.

Em alguns cenários mais críticos de gestação de alto risco, cesárea agendada por algum motivo, algumas pessoas podem questionar a presença da doula, mas Rochelle Virmond, naturóloga e doula pós-parto, destaca que o papel da doula na cesárea é importante no suporte e ajuda emocional à mulher, que muitas vezes está nervosa, ansiosa ou acaba se frustrando por ter se preparado tanto para o parto fisiológico e acabar em uma cesárea.

Depois de ler o texto se você se inspira e deseja procura uma doula, Rochele dá dicas de como encontrá-la: "Converse com algumas, peça indicação, olhe as redes sociais, mas escolha aquela doula que você mais se identificou e que gerou uma conexão. A doula vai estar ao seu lado em um dos momentos mais importantes da sua vida, então que seja uma pessoa especial para você."

Como em tudo relacionado ao parto e à gestação, a doula deve ser uma escolha consciente após muita informação, pois cada parto é único e cada profissional envolvido neste momento pode fazer toda a diferença.

Gostou deste texto? Dúvidas, comentários, críticas e sugestões podem ser enviadas para: dralarissacassiano@uol.com.br.