Topo

Larissa Cassiano

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Chiclete de menta pode aliviar dor e ansiedade do parto; entenda o estudo

iStock
Imagem: iStock

Colunista do UOL

16/03/2022 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Para muitas pessoas, o parto, independente da via, significa sofrimento. Principalmente se estivermos falando do parto vaginal. Muitos olham para a dor do parto como um sofrimento intenso e até desnecessário, algo que deve ser abreviado ou evitado.

Talvez isso esteja associado com a ideia de que a cesárea pode retirar a dor espontaneamente, assim retirando todo o sofrimento.

Mas será que o parto ou parir é um sofrimento? Não existe nada que possa ser feito para amenizar essa dor? Um dos maiores desafios durante o parto talvez seja a ansiedade diante de algo tão grandioso, mas também desse local de receio sobre a dor, que uma assistência respeitosa e cuidadosa pode mudar tudo.

Recentemente, foi publicado um estudo clínico randomizado que observou pessoas que mascaram chiclete de menta durante a fase ativa do trabalho de parto, como forma de auxílio para a dor e a ansiedade, pois essa atividade ativa uma área do cérebro que está vivenciando a dor e distrai, além de aumentar o foco e a resistência.

Em um primeiro momento, pode parecer estranho, mas ao observarmos os mecanismos envolvidos no parto, podemos perceber que, em alguns momentos, quando o trabalho de parto não evolui por algum motivo, a mudança de foco da gestante pode trazer uma nova perspectiva que auxilia significativamente no processo.

Durante o curso do trabalho de parto, a ansiedade pode ser maior por influência de alguns fatores, como desconhecimento sobre o parto e estresse, consequentemente essa ansiedade pode interferir diretamente no progresso, podendo trazer risco de sangramento, intensificação da dor, experiências negativas, depressão pós-parto e dificuldade para amamentação.

Para criar um ambiente favorável ao parto, terapias não farmacológicas podem ser uma opção como: aromaterapia, exercícios físicos, banho, cromoterapia, massagens, acupuntura, musicoterapia, entre outras possibilidades, incluindo as técnicas de distração, que são formas não farmacológicas realizadas para reduzir a dor e a ansiedade. Neste cenário de redução de foco, muitos foram surpreendidos com trabalhos que vêm falando sobre mascar chiclete de menta.

A pesquisa observou que ao mascar chiclete de menta durante o trabalho de parto houve uma redução na sensação da dor, do estresse crônico, agudo e da ansiedade. Itens muito importantes durante o trabalho de parto em todas as suas fases com algo que já era utilizado com crianças antes de procedimento invasivos.

Nos dados apresentados pelo estudo, houve a comparação feita, por exemplo, entre chiclete de menta e chiclete sem sabor, foi possível observar que a resposta significativa ocorreu com chiclete de menta, mas também observou outra técnica com boa resposta, que foi o uso de óculos de realidade virtual como uma forma de modificar a experiência, trazer conforto e reduzir a ansiedade.

Detalhes que podem parecer simples, mas que se forem implementados na assistência ao parto podem trazer um novo olhar, mais sensível e com a facilidade de ser de baixo custo, baseado em evidências científicas e com poucos efeitos colaterais.

Gostou deste texto? Dúvidas, comentários, críticas e sugestões podem ser enviadas para: dralarissacassiano@uol.com.br.

Referências:

Ebrahimian et al. BMC Pregnancy and Childbirth (2022) Comparison of the efectiveness of virtual reality and chewing mint gum on labor pain and anxiety: a randomized controlled trial https://doi.org/10.1186/s12884-021-04359-3