Topo

Larissa Cassiano

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Aprenda estratégias para reduzir náusea e vômito na gravidez

iStock
Imagem: iStock

Colunista do UOL

20/10/2021 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Vocês já notaram que algumas vezes em filmes ou novelas as náuseas e o vômito de uma mulher são os sinais que eles utilizam para uma gestação?

As náuseas e os vômitos são muito comuns no início da gestação. Náusea é a sensação desconfortável de que o vômito pode ocorrer, na gestação o vômito recebe o nome de êmese gravídica. Geralmente ela dura até o final do primeiro trimestre da gestação, aproximadamente 14 semanas.

Para os casos em que esse desconforto é mais intenso o nome dado é hiperêmese gravídica, nesses casos os sintomas são mais desconfortáveis, podem durar até o segundo trimestre e nos casos graves a internação pode ser necessária. Menos comum na gestação, sintoma não deve ser ignorado, pois pode estar associado a outras alterações ou necessitar de abordagem mais ativas.

As pessoas com maior risco de evolução para formas mais graves são: mulheres que em outras gestações já apresentaram quadro semelhante ou possuem familiares próximos com histórias semelhantes, obesas e mulheres jovens na primeira gestação.

Mesmo com diversos estudos e alta frequência ainda não está bem estabelecida a causa de náuseas e vômitos na gestação. A elevação inicial dos hormônios, questões genéticas e psicológicas são algumas das hipóteses.

O diagnóstico é feito através das queixas e relatos da gestante, mas nas situações mais complexas, exames de sangue, urina e ultrassom podem ser utilizados para investigar a possibilidade de associação e realizar o melhor aconselhamento.

O tratamento consiste em reduzir o desconforto que náuseas e vômitos podem causar através de medicações ou medidas comportamentais e não farmacológicas que podem ser muito efetivas.

Algumas medidas que podem auxiliar na redução dos sintomas:

  • Refeição mais sólida possível;
  • Reduzir os intervalos entre as refeições: realizar de seis a oito refeições por dia com intervalos máximos de 3 horas;
  • Evitar consumo de comidas gordurosas, muito temperadas e com cheiro forte;
  • Evitar ingestão de líquidos nas primeiras duas horas do dia;
  • Aromaterapia;
  • Acupuntura;
  • Evitar líquidos durante as refeições, dando preferência à ingestão nos intervalos;
  • Ingerir alimentos sólidos antes de levantar-se pela manhã (bolacha água e sal);
  • Ingerir suco de limão, pois pode ajudar a controlar a náusea;
  • Utilizar líquidos ou alimentos gelados para evitar o vômito;
  • Comer devagar.

Pulseira anti-enjoo

Dentre essas dicas, talvez a pulseira anti-enjoo não seja uma conhecida de todos, ela já é muito utilizada em outros países e este ano começou a ser comercializada por uma empresa nacional.

Ela funciona através de acupressura, um método originário da medicina chinesa que pressiona uma área do pulso relacionada a náuseas e vômitos sem uso de medicação.

Aqui são pequenas dicas, mas é sempre muito importante falar com seu médico em caso de dúvida ou se os sintomas persistirem, principalmente nos casos em que o vômito estiver intenso, for acompanhado de perda de peso e mal-estar geral.

Os casos graves que não apresentarem resposta podem e devem ser medicados até mesmo podem necessitar de internação para reestabelecer minerais e hidratar.

Gostou deste texto? Dúvidas, comentários, críticas e sugestões podem ser enviadas para: dralarissacassiano@uol.com.br.

Referências:

Êmese da gravidez / Geraldo Duarte... [et al]. — São Paulo: Federação das Associações Brasileiras de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO), 2018. (Série Orientações e Recomendações FEBRASGO, no. 2/Comissão Nacional Especializada em Assistência Pré-natal). 23p.