Topo

Larissa Cassiano

ANÁLISE

Texto baseado no relato de acontecimentos, mas contextualizado a partir do conhecimento do jornalista sobre o tema; pode incluir interpretações do jornalista sobre os fatos.

'Esqueci o anticoncepcional, e agora?' Calma, veja o que pode ser feito

Priscila Barbosa
Imagem: Priscila Barbosa

Colunista do UOL

24/08/2021 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Atire a primeira pedra quem nunca esqueceu o anticoncepcional, ainda que apenas por algumas horas. Utilizar medicações por um longo período, como é o caso dos anticoncepcionais, mesmo com o hábito pode ser possível que vez ou outra o esquecimento aconteça, mas e aí, o que fazer nesse momento?

Antes de tudo, é relevante dizer que aqui seguirão informações gerais, que nenhum método contraceptivo é 100% eficaz, o esquecimento aumenta a possibilidade de falha e independente dos dados, cada ciclo deve ser avaliado individualmente, isso é extremamente importante.

  • Anticoncepcionais orais

A inibição da ovulação tende a ocorrer no primeiro ciclo de uso da medicação. Por conta disso, o início do uso deve ser feito no primeiro dia do ciclo, ou seja, primeiro dia da menstruação. Podendo ser iniciado do segundo ao quinto dia, porém neste caso o preservativo deve ser associado até o sétimo dia de uso.

Se o esquecimento ocorrer dentro de 12 horas, o medicamento deverá ser tomado o mais rápido possível e o seguinte deverá ser mantido no horário, mesmo que isso signifique tomar 2 comprimidos no mesmo dia e no período de 7 dias o preservativo deve ser associado.

Alguns fabricantes preconizam que no caso de esquecimento de um comprimido por mais de 24 horas, dois comprimidos devem ser utilizados e os demais devem seguir normalmente. Neste caso consultar a bula e o ginecologista são as melhores formas para o uso correto.

Já os esquecimentos superiores a 24 horas na primeira semana do anticoncepcional com relações sexuais na semana anterior ao esquecimento podem resultar em gestação, neste caso converse com o ginecologista.

Se ocorrer vômito ou diarreia até 4 horas após tomar o anticoncepcional, os demais devem ser utilizados sem atraso e o preservativo deve ser associado.

  • Adesivo

É composto por 3 adesivos que devem ser trocados a cada 7 dias com pausa de uma semana sem adesivo. O primeiro deve ser iniciado nas primeiras 24 horas do primeiro dia do ciclo.

Em caso de esquecimento na primeira semana do adesivo, a proteção não é garantida e um novo ciclo deve ser iniciado.

Se esquecer o adesivo entre a semana 2 e 3 por um ou dois dias, o próximo deve ser aplicado imediatamente sem a necessidade de métodos adicionais.

Acima de dois dias, a proteção não está garantida, um novo ciclo deve ser iniciado com associação de outro método de barreira por 7 dias.

  • Anel contraceptivo

Deve ser utilizado nas primeiras 3 semanas do ciclo seguido de uma semana de pausa sem o anel.

Se o período sem o anel for superior a 7 dias, um novo anel deve ser inserido imediatamente e durante 7 dias outro método deve ser associado.

Caso ocorra algum problema ou em caso de retirada do anel por mais de 3 horas, ele deve ser recolocado imediatamente e outro método deve ser associado por 7 dias.

  • Injeção anticoncepcional mensal

Deve ser aplicada a cada 30 dias. Em caso de esquecimento da nova aplicação superior a 3 dias, a eficácia fica comprometida e o preservativo deve ser associado.

  • Injeção anticoncepcional trimestral

Deve ser aplicado a cada 90 dias, nos casos de esquecimento por até 14 dias a sua eficácia se mantém, porém, após esse período, é necessário associar outros métodos como preservativo.

Apesar de todas as orientações é sempre importante conversar com o seu ginecologista. Em caso de dúvida sobre a eficácia, associe outro método como preservativo ou diafragma.

Lembrando que o esquecimento está associado a redução da eficácia e algumas situações de esquecimento que fogem à regra talvez não tenham uma resposta exata sobre que caminho seguir ou a taxa de eficácia, nesses casos associar outro método e reiniciar em um novo ciclo pode ser uma opção.

Gostou deste texto? Comentários, críticas e sugestões podem enviar email para dralarissacassiano@uol.com.br.

Referências:

Contracepção injetável trimestral / Progestin-only injectable contraception. Panisset, Karen; Giordano, Mario Vicente; Giordano, Luiz.

Femina ; 43(suppl.1): 27-30, 2015.

Finotti, Marta Manual de anticoncepção / Marta Finotti. — São Paulo: Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO), 2015.