Topo

Larissa Cassiano

ANÁLISE

Texto baseado no relato de acontecimentos, mas contextualizado a partir do conhecimento do jornalista sobre o tema; pode incluir interpretações do jornalista sobre os fatos.

Amamentar é um processo íntimo entre 2 pessoas que acabaram de se conhecer

Getty Images/iStockphoto
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Colunista do UOL

13/04/2021 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A amamentação é um momento muito importante para o desenvolvimento dos seres humanos, além de todos os benefícios e vantagens para o recém-nascido e para a puérpera, diversas questões nutricionais, imunológicas, emocionais e financeiras também estão envolvidas.

Mas vale ressaltar que esse processo, mesmo parecendo simples e instintivo, nem sempre acontece com tanta facilidade e pode levar tanto a puérpera quanto o recém-nascido a momentos desafiadores. É bom que todos conheçam um pouco do que está envolvido na amamentação, pois em algum momento é possível que se depare com alguém amamentando e ser apoio tem um papel muito importante.

Para que a amamentação ocorra da melhor maneira possível é importante que ela seja avaliada e pensada desde o início do pré-natal, pois neste momento é possível examinar as mamas e pensar em possíveis dificuldades.

Para aumentar ainda mais as chances de sucesso, é importante que a amamentação possa ocorrer logo na primeira hora do nascimento ainda na sala de parto, pois o recém-nascido já possui aptidão de procurar e sugar o mamilo espontaneamente, isso aumenta o vínculo e favorece a continuidade da amamentação. Ou seja, a amamentação na primeira hora pode trazer reflexos e memórias para toda a vida.

Algumas situações podem dificultar o processo, como no parto prematuro em que o bebê pode necessitar de internação na UTI, como dificuldade para descida do leite, ansiedade e desafios ligados a mama ou mamilo.

Essas dificuldades não devem ser ignoradas pela puérpera e nem por quem está acompanhando o bebê e a mãe, além de não serem motivos para suplementações sem tentativas adequadas para a amamentação.

Mesmo com todos os cuidados alguns incidentes podem ocorrer durante a amamentação:

Fissura no mamilo: tem um aspecto parecido com pequenos "cortes" que causam dores intensas e dificultam a amamentação nas primeiras semanas do pós-parto. A fissura pode ocorrer quando as mamas estão com muito leite e algum tipo de dificuldade para esvaziamento pela pega incorreta, falta de orientação sobre a amamentação e alterações na boca do recém-nascido. O tratamento depende da causa e em alguns casos é possível utilizar pomada cicatrizante e laser, mas sempre com avaliação profissional.

Mastite puerperal: é uma inflamação que ocorre durante a amamentação e pode ou não estar relacionada a uma infecção e que geralmente ocorre entre a segunda e quarta semana do pós-parto. O diagnóstico pode ser feito com exame físico das mamas, que pode mostrar a região dolorida, avermelhada e endurecida. Neste momento a indicação é de esvaziar o leite, aumentar as mamadas e usar compressa fria para evitar uma piora.

Conversando com Bianca Balassiano, consultora de amamentação, ela ressaltou diversos aspectos importantes: "Conhecer o comportamento esperado do recém-nascido é, sem dúvida, a informação que mais tem o potencial de aumentar a autoconfiança e a autoeficácia de alguém que amamenta, portanto recomendo investir em leituras que podem desmistificar quem é o bebê que acaba de nascer e, se possível, conviver e conversar com pessoas que já tem seus bebês de colo e amamentam dia e noite.

Saber que um recém-nascido mama inúmeras vezes ao longo do dia e também da noite, sem intervalos regulares e, muitas vezes, de forma prolongada não traz alívio algum para o cansaço do puerpério, mas pode elucidar questionamentos importantes quando achamos que nosso leite é pouco ou é fraco."

Para auxiliar as famílias, profissionais especializados em amamentação desempenham um papel extremamente importante para que o processo ocorra da melhor forma possível.

Dayse Melo, também consultora de amamentação, explica um pouco mais sobre o trabalho dos consultores: "Esses profissionais que conduzem um processo tão complexo devem ser contratados antes mesmo da chegada do bebê, para que possam orientar de maneira efetiva a família e a rede de apoio, pois o entorno faz toda a diferença para continuidade e extensão do aleitamento materno."

A amamentação pode ser muito simples para uns e extremamente complexa para outros, não existe um modelo igual para todos, cada um deve se ajustar à sua realidade sabendo que a amamentação é um processo íntimo entre duas pessoas que acabaram de se conhecer e que podem precisar de tempo até esse ajuste.

Gostou deste texto? Dúvidas, comentários, críticas e sugestões podem ser enviadas para: dralarissacassiano@uol.com.br.