Topo

Larissa Cassiano

Pai, você também deve participar e tirar dúvidas durante toda a gestação

Getty Images
Imagem: Getty Images

Colunista do UOL

03/11/2020 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Muitos homens acompanham todo o processo do pré-natal, mas nem sempre interagem e tiram todas as dúvidas durante as consultas. Alguns não se sentem confortáveis, não conseguem ir ou preferem deixar que apenas a gestante tire suas dúvidas, mas independente disso é importante pensar que o pai não é um coadjuvante nesse momento, ele é parte igual na geração e criação do seu filho, além de ser um apoio durante a gestação.

Para alguns casais, este é um momento tranquilo, para outros, é cheio de surpresas, mas independentemente de como a gestação segue muitos terão momentos de inseguranças, medo, alegria e muito amor. Tire todas as suas dúvidas durante a consulta, não se envergonhe de fazer um caderninho de perguntas para levar no dia da sua consulta e evite pesquisas na internet em fontes não confiáveis.

Pensando nisso, gostaria de trazer uma pequena sequência do que ocorre durante o pré-natal. Na primeira consulta de pré-natal são solicitados os exames de sangue e urina para investigar infecções, anemia, diabetes e alterações da tireoide.

O ultrassom para confirmar se a gestação possui apenas um feto ou mais. Já os mais ansiosos podem realizar a sexagem fetal, exame através do sangue materno que consegue determinar o sexo do bebê ou no ultrassom por volta de 16 semanas é possível ter uma ideia do sexo e confirmar com ultrassom morfológico.

O que esperar da gravidez?

No início da gravidez, algumas mulheres evoluem com náuseas, vômito, indisposição e aumento do sono, que pode durar até próximo das 20 semanas de gestação.

Entre 24 e 28 semanas é o período para realização da curva glicêmica, exame que avalia a possibilidade de diabetes na gestação, o exame pode ser desconfortável para algumas gestantes, pois é feito com ingestão de um líquido doce concentrado, mas também é um exame de extrema importância. Este é o melhor momento para curtir a gestação, as dores ficam mais tranquilas, vômitos diminuem e o cansaço fica menor ou mais tolerável.

Os ultrassons são feitos conforme indicação e pedido médico, geralmente no início da gestação, entre 12 e 14 semanas, faz-se o ultrassom morfológico, que serve para avaliar o risco de algumas alterações genéticas. Depois, entre 20 a 24 semanas, o segundo ultrassom morfológico pode ser feito para avaliar o desenvolvimento do bebê.

Quando o bebê vai nascer?

Os médicos sempre falarão em semanas e as outras pessoas em meses. Pensando em semanas serão 40, com o detalhe de que após 37 semanas o bebê já não é mais prematuro e pode nascer. Já em meses, teremos aproximadamente 10 meses de gestação. Isso explica porque as contas não batem entre meses e semanas, mas, em caso de dúvida, divida as semanas por quatro e você terá a conta dos meses.

Sexo durante a gravidez está liberado?

Sim, desde que não exista ameaça de aborto, risco de trabalho de parto prematuro, sangramento ou contraindicação médica.

É normal ter dor?

Não, mas na gestação algumas dores são frequentes e esperadas no início, como uma cólica leve. Depois de 20 semanas, um desconforto pelo crescimento da barriga, e no final, um desconforto pelas contrações de treinamento, que vão ficando mais intensas.

Quando levar a gestante ao pronto-socorro?

Se a gestante apresentar sangramento vaginal, dor intensa que progride e não passa, perda de líquido vaginal e ausência de movimento do bebê. Nestes casos, é importante procurar atendimento médico.

O parceiro pode acompanhar tudo?

Se a gestante não tiver nenhuma objeção, o parceiro pode participar das consultas, ultrassons e internação para o parto. As consultas e exames podem possuir regras específicas do local, mas o acompanhamento do parto e pós-parto é um direito garantido pela lei federal nº 11.108/2005, conhecida como Lei do acompanhante e permite um acompanhante durante o período de trabalho de pré-parto, parto e pós-parto imediato.

Quando a bolsa rompe?

Na maioria das vezes, entre o período da bolsa romper e o nascimento existe um tempo que é suficiente para chegar no hospital. Deve ser um sinal de urgência se junto com o líquido as dores ficarem muito fortes, o líquido for esverdeado ou com sangue, e se depois disso a gestante não sentir o bebê se mexendo ou notar a saída de qualquer material diferente da vagina.

E o trabalho de parto?

Geralmente o trabalho de parto ocorre após 37 semanas, são dores que iniciam de maneira leve, vão ficando mais intensas, a barriga fica dura, a dor começa na parte superior e desce até a região da vagina muitas vezes acompanhada de uma sensação de desconforto no quadril. Além disso, possui um ritmo, frequência que aumenta, em 10 minutos pode ser percebida mais de uma vez e durar mais de 40 segundos.

Participe, interaja, crie vínculos com o bebê, monte uma playlist com músicas que você deseja que façam parte do momento do parto, ajude na escolha do local, opine, tenha seu modo de mostrar carinho com o bebê através da barriga da gestante, comemore as mudanças, divida esses momentos com sua parceira e, acredite, o pré-natal é o momento das dúvidas, não se sinta acanhado, pergunte.

Gostou deste texto? Dúvidas, comentários, críticas e sugestões podem ser enviadas para: dralarissacassiano@uol.com.br.