Topo

Larissa Cassiano

Parto humanizado tem a ver com respeito à paciente, e não com o local

iStock
Imagem: iStock

Colunista do VivaBem

04/08/2020 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Hoje inicio meu trabalho aqui em VivaBem, este será um espaço aberto para falarmos de saúde da mulher dentro da ginecologia e obstetrícia. Sejam todos bem-vindos e para dar o pontapé inicial separei um tema que adoro abordar e sempre gera muita dúvida: o parto humanizado.

Por muito tempo os partos eram realizados por parteiras em casa, nesta época a ideia de parto hospitalar era deixada para as mulheres que não conseguiam arcar com os custos de uma parteira domiciliar. Com a evolução da medicina e das técnicas de cesárea, esse tipo de parto se difundiu e alguns países como o Brasil aprimoraram as técnicas, aumentando suas taxas a valores muito altos a ponto de superar o parto vaginal (normal).

Em meados dos anos 2000, alguns movimentos contrários à hospitalização do parto começaram a crescer no Brasil, questionando nossas altas taxas de cesáreas e excessivas intervenções nos partos, solicitando mais autonomia da paciente. Foi neste momento que o movimento do parto humanizado começou a crescer.

O parto humanizado é condição que respeita a gestante e o bebê, permite que sua autonomia seja levada em consideração, seja no parto vaginal, seja na cesárea, seja no fórceps. A maneira de nascimento não é o que determina essa humanização e, sim, o respeito com que a paciente é atendida.

Alguns profissionais da saúde apresentaram alguns questionamentos que trouxeram grandes conquistas para a humanização do parto, por exemplo:

  • O alojamento conjunto (permitir que a mãe e o bebê fiquem juntos logo após o nascimento);
  • Autorizar o acompanhante durante o período de trabalho de parto, o parto e o pós-parto;
  • Incentivar o parto vaginal;
  • Incluir enfermeira obstétrica e doula na assistência;
  • Reduzir intervenções desnecessárias como toques excessivos;
  • Fornecer analgesia, que é uma forma de reduzir a dor durante o trabalho de parto;
  • Limitar o uso de ocitocina (medicamento que estimula a contração uterina);
  • Liberar os movimentos da paciente durante o trabalho de parto;
  • Incluir medidas não medicamentosas, como exercícios com bola, música, hipnose, aromaterapia, massagem;
  • Permitir novos locais e posições para o nascimento (como banqueta e banheira);
  • Incentivar que a paciente fique livre para se movimentar e expressar sua opinião.

Algumas dúvidas para elucidar ainda mais o tema:

Parto domiciliar é humanizado?

O local não determina se o parto é humanizado, o que determina isso é a forma de atendimento, ou seja, um parto domiciliar pode ser humanizado, mas no hospital também pode acontecer o parto humanizado.

Para que serve a banheira no parto?

É um ótimo local para o relaxamento do período do trabalho de parto, e o nascimento vai depender das condições da paciente e da equipe.

Gestante de alto risco pode ter parto humanizado?

Sim, todas as gestantes podem ter o parto humanizado. O parto humanizado não é uma técnica e, sim, uma condição de atendimento com a gestante, isso pode ocorrer na cesárea agendada, no parto vaginal e na cesárea durante o trabalho de parto.

Existem contraindicações ao parto humanizado?

Não, independentemente da situação, o parto humanizado pode ser feito. Mesma na urgência, é sempre possível humanizar o atendimento de alguma forma.

Parto humanizado é feito apenas por equipe particular?

Não. Equipes de plantonistas, de hospitais públicos, do convênio, todos possuem condições de humanizar o atendimento para a paciente.

Como se preparar para o parto humanizado?

Buscando informações, conhecendo profissionais engajados na causa, assistindo documentários e entendendo que todo parto pode ser humanizado.

Para quem você recomenda o parto humanizado?

Para todas as mulheres que desejam eternizar este momento, mesmo nas situações mais difíceis é possível trazer um pouco de carinho e humanização.

Independentemente das alterações que o ser humano tem feito no parto, ele permanece ocorrendo e mostrando que deixar a natureza agir é uma forma linda e saudável de nascimento.