Topo

Katleen da Cruz Conceição

Manchas no buço: dá para acabar com elas, mas é importante prevenir

iStock
Imagem: iStock

Colunista do UOL

19/10/2020 04h00

A pergunta de hoje veio pelo Instagram de VivaBem (@vivabem_uol), e a leitora quer saber como clarear manchas no buço. Se você também tem alguma dúvida, pode me enviar pelo Instagram ou pelo email vivabemuol@uol.com.br.

Os raios solares estão entre as principais causas do melasma —mancha escura que pode aparecer no buço, no rosto e em outras áreas do corpo, como o colo—, já que eles ativam a melanogênese, que é ativação da melanina.

Porém, esse não é o único fator que leva ao surgimento das manchas escuras no corpo. Entre outros podemos destacar também as alterações hormonais comuns durante a gravidez e a ingestão de pílulas anticoncepcionais.

O tratamento dessas manchas consiste na utilização do filtro solar com cor, de preferência em bastão, reaplicando de três em três horas, além da utilização de clareadores tópicos e tratamentos dermatológicos com laser fracionado e microagulhamento.

Para evitar que as manchas apareçam, o ideal é usar filtro solar com cor, de três em três horas, e mesmo em dias nublados, chuvosos e dentro de casa.

Se você é adepta de tirar os pelos do buço, saiba que todo método depilatório pode ser utilizado, porém lembre-se sempre de utilizar fotoproteção após a realização do procedimento.

Há muitas receitas na internet que recomendam passar bicarbonato no rosto como forma de clarear tais manchas, mas não faça isso, pois o produto pode queimar, causar cicatrizes e escurecer ainda mais o local. Procure sempre um dermatologista.