Topo

Katleen da Cruz Conceição

Entenda por que a pele negra tende a ser mais oleosa no rosto

iStock
Imagem: iStock

Colunista do UOL

10/08/2020 04h00

A pergunta de hoje veio da Domênica Lucas: A pele negra tende a ser mais oleosa no rosto. Qual o principal cuidado (além do protetor solar oil free) que precisamos ter para evitar espinhas?

Se você tem alguma dúvida e quer vê-la respondida por mim, envie para o email vivabemuol@uol.com.br.

A pele negra tende a ser mais oleosa no rosto devido à maior quantidade de glândulas sebáceas e da bactéria Propionibacterium acnes, causadora da acne.

O cuidado primordial para evitar acne e espinha é realizar uma limpeza de pele pelo menos uma vez ao mês, ter uma alimentação saudável e utilizar produtos à base dos ácidos salicílico e glicólico, que auxiliam no controle da oleosidade.

Uma alimentação à base de legumes, verduras e frutas auxilia a pele negra a não ficar oleosa e com espinhas. É importante evitar alimentos que contenham muito açúcar e o uso produtos oleosos.

As minhas recomendações são:

  • uso de sabonete à base de ácido salicílico e glicólico
  • filtro solar em sérum ou gel creme
  • consultar um dermatologista pelo menos a cada seis meses

Já a pele negra corporal é mais ressecada, diferente da pele do rosto. Recomendo utilizar sabonetes em óleo e hidratantes à base de óleo de coco ou macadâmia, já que são produtos que auxiliam a manter essa pele hidratada.

Sobre o filtro solar, é importante aplicá-lo no rosto de três em três horas e no corpo ao menos uma vez ao dia ou de acordo com a exposição solar.