Guia do Supermercado

Guia do Supermercado

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Opinião

Barras de frutas sem adição de açúcar continuam cheias de açúcar

A preocupação com o consumo excessivo de açúcares faz com que os consumidores procurem alternativas "naturais", como os alimentos adoçados com frutas. O que muita gente não percebe é que o açúcar das frutas também é açúcar — independentemente da origem, a substância é a mesma. E não ter açúcar adicionado na fórmula não garante que um produto não contenha açúcares.

Assim como o açúcar das frutas, o açúcar de cana tem origem natural, pois vem de uma planta, portanto esse não é um argumento válido para justificar a superioridade do adoçamento com as frutas. Aliás, ao contrário das frutas e da cana, as barrinhas não nascem da natureza, elas passam por processos em fábricas que concentram os açúcares das suas plantas de origem. Portanto, devem ser consideradas uma guloseima ou sobremesa, não um substituto das frutas inteiras, que contêm proporcionalmente mais água e menos açúcares, além das fibras. Estas, sim, estão associadas a bons desfechos de saúde.

Doces como bananadas, barras de tâmara e de uva têm as frutas como ingrediente principal, que servem de base para as receitas. O processo de fabricação envolve cozinhar ou desidratar frutos maduros, naturalmente doces, removendo parte da água e concentrando seus açúcares, uma lógica parecida com a dos sucos concentrados. No fim, o que se tem é basicamente uma barra de açúcar com sabor natural de frutas.

Imagem
O açúcar constitui a maior parte da composição das barras, embora não tenha sido adicionado. A quantidade de açúcar foi obtida no site dos produtos
O açúcar constitui a maior parte da composição das barras, embora não tenha sido adicionado. A quantidade de açúcar foi obtida no site dos produtos Imagem: Reprodução/Arte UOL

"Sem adição" fala do processo, não da presença de uma substância. Se um vegetal já nasce com açúcar, ele permanece no produto e nos seus derivados, como no caso dessas barras que não levam açúcar na receita porque não precisam dele, afinal, já são naturalmente tão doces quanto uma bala. A diferença é que nelas o açúcar está disfarçado.

Isso não significa que os produtos são ruins, mas é preciso reconhecê-los pelo que realmente são: uma fonte de carboidratos na forma de açúcares. Eles podem servir como substitutos de guloseimas ultraprocessadas para crianças saudáveis e maiores de dois anos, por exemplo, ou para quem não tem restrições. Também são úteis como fontes de calorias para quem precisa ganhar peso ou não pode emagrecer. Se você não se enquadra nesses casos, é melhor ficar atento.

Concentrar os açúcares das frutas e usá-los para adoçar é um truque da indústria, dentro da lei, para oferecer o sabor doce sem precisar avisar no rótulo sobre o alto teor de açúcares — uma verdadeira armadilha para o consumidor. Ao se deparar com um produto como esses, lembre-se que não ter a palavra açúcar na lista de ingredientes não significa que ele esteja ausente, pelo contrário, pode ser o que mais tem na fórmula. Para descobrir a real quantidade, consulte o teor de açúcares totais na tabela nutricional.

Eu sou Sari Fontana, química industrial de alimentos e faço avaliações didáticas para ajudar você a comer de forma mais consciente (me siga no Instagram).

Continua após a publicidade

Como você já sabe, o Guia do Supermercado não é patrocinado por nenhuma marca. Por isso temos a liberdade de criticar, mas também de elogiar os produtos que merecem um lugar no nosso carrinho de compras.

Os produtos apresentados aqui são usados como exemplo ilustrativo, mas as explicações valem para alimentos similares de outras empresas. O mais importante é mostrar para você como interpretar a tabela nutricional e a lista de ingredientes dos alimentos, para fazer boas escolhas.

Lembre-se sempre de conferir o rótulo dos produtos que avaliamos, pois o fabricante pode alterar a receita a qualquer momento, adicionando ou substituindo ingredientes.

Mais do Guia do Supermercado

Bebidas de caixinha para crianças: muito açúcar e poucos nutrientes Leia mais

Nova fórmula! Cientista revela bastidores das alterações de produtos Leia mais

Continua após a publicidade

'Sem caldo Knorr': hospital público de Porto Alegre prioriza comida natural Leia mais

Nem tudo que parece é azeite: aprenda as diferenças Leia mais

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.