Guia do Supermercado

Guia do Supermercado

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Opinião

9 iogurtes que são boa escolha no supermercado

Em meio a tantas opções de iogurtes, escolher os melhores pode parecer confuso.

Pensando em facilitar a sua próxima compra, elaborei este guia prático com exemplos que já apareceram no Guia do Supermercado.

Para encontrar um bom iogurte, vale compreender antes o que é importante evitar nesse tipo de produto. Então, vou começar por essa parte.

Imagem

Iogurtes adoçados, com calda ou pedaços de frutas

GDS - Iogurtes melhor evitar
GDS - Iogurtes melhor evitar Imagem: Reprodução/Arte UOL

Embora sejam populares, frequentemente têm mais açúcar do que fruta: a maior parte do sabor vem de açúcares e aromatizantes. Na prática, são mais parecidos com uma sobremesa.

Continua após a publicidade

Não são tecnicamente iogurtes, mas muitas pessoas consomem essas bebidas no lugar de um iogurte. Portanto, vale o alerta, já que elas podem esconder armadilhas.

Atenção para a quantidade, mas também para a qualidade das proteínas: as bebidas com 15 g de proteína contêm mais carboidratos, já as versões mais proteicas costumam ter um perfil nutricional melhor.

Imagem
Imagem
Imagem: Reprodução/Arte UOL

Separei 9 exemplos de iogurtes com poucos ingredientes e aditivos, sem açúcar ou calorias desnecessárias, que são aliados de uma alimentação saudável.

Continua após a publicidade
Continua após a publicidade
Imagem

Um bom iogurte natural deve ser feito apenas de leite e fermento lácteo. Açúcar, amido e aditivos são ingredientes desnecessários nesse tipo de produto.

Se o gosto natural não agrada, acrescente um pouco de fruta fresca, cacau em pó 100%, geleia sem açúcar ou um bom adoçante como a estévia pura. Isso preserva os benefícios e evita as armadilhas dos ultraprocessados.

Como você viu nos exemplos acima, não existe marca "boa" ou "ruim". O mesmo fabricante pode ter produtos de diferentes qualidades. O mais importante é aprender a avaliar cada alimento individualmente com base no seu rótulo.

*****

Eu sou Sari Fontana, química industrial de alimentos e faço avaliações didáticas para ajudar você a comer de forma mais consciente (me siga no Instagram).

Continua após a publicidade

Como você já sabe, o Guia do Supermercado não é patrocinado por nenhuma marca. Por isso temos a liberdade de criticar, mas também de elogiar os produtos que merecem um lugar no nosso carrinho de compras.

Os produtos apresentados aqui são usados como exemplo ilustrativo, mas as explicações valem para alimentos similares de outras empresas. O mais importante é mostrar para você como interpretar a tabela nutricional e a lista de ingredientes dos alimentos, para fazer boas escolhas.

Lembre-se sempre de conferir o rótulo dos produtos que avaliamos, pois o fabricante pode alterar a receita a qualquer momento, adicionando ou substituindo ingredientes.

Confira outras edições do Guia do Supermercado

O que aprendi ao analisar mais de 150 rótulos em um ano Leia mais

Suco de uva integral x Coca-Cola: e se o 'natural' tiver mais açúcar? Leia mais

Continua após a publicidade

Leite com ou sem lactose: qual a diferença? Leia mais

A armadilha do tamanho da porção em alimentos proteicos Leia mais

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.