Guia do Supermercado

Guia do Supermercado

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Suco de uva integral x Coca-Cola: e se o 'natural' tiver mais açúcar?

Muita gente acredita que trocar refrigerante por suco de fruta é uma escolha mais saudável. Mas se o seu objetivo por reduzir o açúcar, a substituição não vale para todo tipo de suco. Você já parou para analisar o rótulo de um suco de uva 100% integral, de origem natural e sem adição de açúcares?

Na comparação direta, um copo de 200 ml de suco de uva integral pode conter mais açúcar do que a Coca-Cola comum.

Veja este exemplo que encontrei no supermercado.

Imagem
Imagem
Imagem: Reprodução/Arte UOL

O suco de uva integral, mesmo sem adição de açúcar, apresenta 22 gramas de açúcares totais por copo (200 ml). Já a Coca-Cola, com açúcar adicionado, tem 21 gramas de açúcar na mesma porção.

Sim, você leu certo: o suco de uva 100% integral — aquele com apelo natural e sem ingredientes artificiais — pode entregar mais açúcar do que o refrigerante. Isso acontece porque a uva é naturalmente rica em glicose e frutose. Ao ser processada em forma de suco, especialmente sem diluição, há uma concentração significativa desses açúcares. E como as fibras da uva são eliminadas nesse processo, o resultado é uma bebida altamente açucarada, com impacto glicêmico elevado.

Isso não quer dizer que o refrigerante é mais saudável. A Coca-Cola, nesse exemplo, contém apenas calorias vazias: açúcar adicionado, sem valor nutricional, com um mix de aditivos. O suco integral, por outro lado, oferece alguns compostos antioxidantes, vitaminas e outros nutrientes presentes naturalmente na uva. Mas isso não significa que possa ser consumido sem atenção, principalmente por quem precisa controlar a ingestão de açúcares, tem diabetes ou resistência à insulina.

O suco de uva integral é natural, mas é uma bomba de açúcar

Se o seu objetivo é reduzir o consumo de açúcar

Continua após a publicidade

O mito do 'natural'

A crença de que algo natural é automaticamente mais seguro é baseada na falácia naturalista, que leva os consumidores a associarem erroneamente a palavra natural com benefícios à saúde ou superioridade nutricional. Mas a origem de uma substância não garante sua segurança, já que tanto produtos naturais quanto sintéticos podem conter o mesmo composto químico. Substâncias como nicotina e álcool etílico são tóxicas e causam dependência, apesar de serem naturais.

Continua após a publicidade
Imagem

Para descobrir se um suco é cheio de açúcar, basta olhar a tabela nutricional e conferir o teor total de carboidratos. Assim você verá o valor que engloba tanto os açúcares totais quanto os adicionados.

"Natural" não é sinônimo de "leve", e nem todo suco é inofensivo só por não ter açúcar diretamente adicionado. A leitura atenta dos rótulos continua sendo uma das melhores ferramentas para fazer boas escolhas no supermercado: mais informação e menos ilusão.

******

Eu sou Sari Fontana, química industrial de alimentos e faço avaliações didáticas para ajudar você a comer de forma mais consciente (me siga no Instagram).

Como você já sabe, o Guia do Supermercado não é patrocinado por nenhuma marca. Por isso temos a liberdade de criticar, mas também de elogiar os produtos que merecem um lugar no nosso carrinho de compras.

Continua após a publicidade

Os produtos apresentados aqui são usados como exemplo ilustrativo, mas as explicações valem para alimentos similares de outras empresas. O mais importante é mostrar para você como interpretar a tabela nutricional e a lista de ingredientes dos alimentos, para fazer boas escolhas.

Lembre-se sempre de conferir o rótulo dos produtos que avaliamos, pois o fabricante pode alterar a receita a qualquer momento, adicionando ou substituindo ingredientes.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.