Guia do Supermercado

Guia do Supermercado

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Leite com ou sem lactose: qual a diferença?

Você já parou para comparar o rótulo de um leite comum com o de um leite sem lactose? Percebeu que as tabelas nutricionais muitas vezes são iguais? Algumas pessoas se surpreendem ao ver que ambos têm a mesma quantidade de açúcar.

Mas como isso é possível se um é "sem lactose", o açúcar natural do leite?

Entendendo a lactose

A lactose é um dissacarídeo, molécula composta por dois açúcares simples: a glicose e a galactose.

Pessoas com intolerância à lactose têm dificuldade em digerir essa molécula porque produzem pouca (ou nenhuma) lactase, a enzima que quebra a lactose em galactose e glicose (ou glucose).

E o leite "sem lactose"?

A maioria dos leites "sem lactose" no Brasil são produzidos a partir do leite comum, com adição da lactase. Portanto, eles não têm o açúcar do leite fisicamente removido de sua composição.

Ocorre que a enzima quebra a lactose em glicose e galactose ? que continuam presentes no leite, só que em uma forma mais fácil de digerir para os intolerantes.

Resultado: a quantidade total de açúcar no leite não muda, mas a bebida fica com um sabor mais adocicado, mesmo sem adição de açúcares.

Imagem
Imagem: Reprodução/Arte UOL
Continua após a publicidade

Por que o leite sem lactose tem o sabor mais adocicado?

A lactose tem um baixo poder adoçante. Quando é quebrada pela enzima lactase, dá origem a dois monossacarídeos: glicose e galactose.

Imagem
Imagem: Adobe Stock

A glicose tem um poder adoçante maior que o da lactose. Por isso, o leite sem lactose costuma parecer mais doce, mesmo sem adição de açúcares, afinal, ele agora contém glicose livre em sua composição. Já a galactose, praticamente não contribui para a percepção de doçura.

É importante destacar que não houve adição de açúcar. A quantidade total de carboidratos permanece a mesma, o que muda é a forma química do açúcar — e, consequentemente, a maneira como o nosso paladar o percebe.

E os leites ultrafiltrados?

Embora pouco comuns no Brasil, já existe tecnologia para a fabricação de leites ultrafiltrados, em que grande parte da lactose é de fato removida fisicamente por filtração. Ainda assim, a lactase pode ser adicionada ao final do processo para garantir a isenção completa da lactose.

Continua após a publicidade

Esses leites costumam ter mais proteínas e menos açúcar que os convencionais.

Imagem

Se você tem intolerância à lactose, o leite sem lactose será uma escolha melhor que os convencionais. Mas se o seu objetivo é reduzir o consumo de açúcar, o leite sem lactose não trará vantagens, pois não tem menos açúcar, ele apenas tem esse açúcar em outra forma.

********

Eu sou Sari Fontana, química industrial de alimentos e faço avaliações didáticas para ajudar você a comer de forma mais consciente (me siga no Instagram).

Como você já sabe, o Guia do Supermercado não é patrocinado por nenhuma marca. Por isso temos a liberdade de criticar, mas também de elogiar os produtos que merecem um lugar no nosso carrinho de compras.

Continua após a publicidade

Os produtos apresentados aqui são usados como exemplo ilustrativo, mas as explicações valem para alimentos similares de outras empresas. O mais importante é mostrar para você como interpretar a tabela nutricional e a lista de ingredientes dos alimentos, para fazer boas escolhas.

Lembre-se sempre de conferir o rótulo dos produtos que avaliamos, pois o fabricante pode alterar a receita a qualquer momento, adicionando ou substituindo ingredientes.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.