Topo

Fernando Guerreiro

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Costas fortes: exercícios para fazer em casa e acabar com a dor na coluna

iStock
Imagem: iStock

Colunista de VivaBem

01/08/2022 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Você vive com dores e sabe que precisa fortalecer suas costas, mas está sem tempo ou sem academia para treinar?

Os músculos das costas têm um papel fundamental na proteção da coluna vertebral e, quanto mais fortes estiverem, melhor será a sua postura e menores serão os desconfortos no dia a dia.

Sim, para evitar incômodos, a musculatura das costas é uma das mais importantes, seja para quem trabalha em pé, seja para quem carrega muito peso, seja para quem fica muito tempo sentado.

Um treino de costas bem feito gera uma base para o desenvolvimento de outras musculaturas do corpo, promovendo também mais estabilidade para o tronco, o que previne possíveis lesões causadas pela má postura.

Costas fortes!

No vídeo abaixo, mostro cinco exercícios para fortalecer a região dorsal, que podem ser feitos em casa, no parque ou em qualquer lugar. São movimentos fáceis. Eles não oferecem riscos e podem ser realizados por qualquer pessoa. Enquanto estiver executando o treino, será fundamental se conectar com cada movimento, para ter mais eficiência na ação do músculo.

Caso o vídeo não carregue aqui na página, você pode visualizá-lo em meu perfil do Instagram.

Fazendo essa série regularmente —duas a três vezes por semana—, você vai fortalecer a região dorsal, o que contribuirá para melhorar a estabilidade articular, diminuir dores no dia a dia e prevenir lesões.