Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.
Você deve treinar quando está com gripe?

No frio, ou estamos gripados ou conhecemos alguém que está com a doença. E uma dúvida comum de quem faze exercícios regularmente é: devo treinar mesmo gripado? Existe, inclusive, a cultura de dar aquela suada para mandar embora a gripe. Mas será que isso é bom?
Com toda a certeza, fazer exercícios regularmente reforça a imunidade e previne doenças. Porém, se a gripe já pegou você, nem sempre a melhor coisa a se fazer é treinar —e isso vai depender dos sintomas que você apresenta.
Caso tenha fortes dores no corpo, quadro de febre alta (temperatura maior que 38ºC) ou dificuldade de respirar e dores no peito, a pratica de exercícios físicos não é recomendada. Nestes casos, é importante focar na recuperação: fique em repouso e preste muita atenção na hidratação.
Outro cuidado é em relação ao dito popular "suar a doença". Não podemos afirmar que transpirar durante o treino realmente tem o poder de curar a gripe e fazer atividade física em excesso pode até agravar as condições físicas da pessoa gripada. Treinos intensos sobrecarregam o sistema imunológico, deixando o praticante mais exposto aos sintomas da gripe.
Caso não tenha febre nem dores no corpo, a recomendação é que você pratique atividades de baixa intensidade, como caminhadas ou corridas leves —esses estímulos aeróbios podem realmente lhe ajudar a se sentir melhor, aliviando a congestão nasal. Mas é muito importante que você seja prudente e faça uma avaliação de como se sente, pois os sintomas podem variar de forma individual. Se não tiver certeza que deve treinar, procure um médico.
No pós-gripe, é importante que a prática de atividade seja retomada gradativamente. Voltar com cautela é importante para evitar que o exercício em excesso gere riscos à sua saúde, como um possível agravamento da doença que ainda não está totalmente curada.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Apenas assinantes podem ler e comentar
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia os termos de uso