Topo

Fernando Guerreiro

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Invista em treinos curtos para melhorar sua saúde

iStock
Imagem: iStock

Colunista de VivaBem

16/05/2022 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Para muitas pessoas, o tempo —ou melhor, a falta dele— é um impeditivo para manter um estilo de vida saudável.

Eu tenho para mim que cada vez mais estamos invertendo a ordem das prioridades em nossa vida. Como profissional da saúde, já me peguei deixando pessoas mais saudáveis do que eu mesmo estava, ou seja, eu estava dedicando mais tempo para cuidar dos outros do que de mim mesmo.

Em curto prazo, essa é uma visão que até funciona e nos traz um retorno Mas, a longo prazo, o custo disso é muito alto e perigoso. Foi nessa fase que eu tomei consciência de que eu só era capaz de dar o melhor e me dedicar em outras coisas de verdade se eu estivesse bem, extraindo o meu melhor. Mas como extrair o nosso melhor se já estamos andando na reserva?

Tirar um tempo para se cuidar, relaxar e se exercitar é fundamental para que você tenha resultados positivos a longo prazo, tudo o que você faz ou deixa de fazer hoje trará resultados inevitáveis. Se pensar bem, a vida é como uma maratona (prova com 42 km) e não conseguiremos cruzar a linha de chegada dando apenas sprints, como se a vida fosse uma corrida de 100 metros. A dedicação, investimento e cuidado devem ter muito mais consistência.

Como seria sua vida hoje se um problema de saúde lhe atacasse e você tivesse de deixar de fazer o que faz, seu trabalho, que é um dos principais "ladrões" de tempo?

Não espere a vida obrigar você a parar para que tenha tempo de se cuidar, decida por isso hoje.

Hoje, em três dicas básicas, quero mostrar a você como começar, recomeçar ou manter um estilo de vida ativo e saudável mesmo com a correria do dia dia e pouco tempo para se exercitar.

1. Invista em treinos curtos

Se para você o treino sempre foi aquela experiência de uma hora na academia, desfaça essa imagem da sua mente. Não que seja errado passar uma hora ou mais na academia se exercitando, mas para manter um estilo de vida saudável, ter produtividade e melhorar seu humor, 20 minutos já são considerados suficientes pelos órgãos que regulamentam a saúde. E esses 20 minutos podem ser feitos em casa, no parque ou até mesmo em uma academia.

2. Aumente a intensidade dos exercícios

Para compensar o curto período de treino, o ideal é que você aumente a intensidade para ter resultados melhores. Porém, se o seu objetivo é apenas cuidar da saúde e ter um tempo de atividade física, uma simples caminhada ou qualquer outro exercício de baixa intensidade será suficiente.

Quando se trata de treino de alta intensidade o melhor a se fazer é o treino intervalado de alta intensidade, mais conhecido como HIIT.

3. Crie um propósito

O propósito é como uma mola propulsora, ou como o combustível que lhe move e faz com que mesmo na dificuldade você continue dedicado, gerando um senso de disciplina. Ter um propósito é definir o motivo pelo qual você faz o que faz. Minha dica de ouro é que você deixe bem claro para você mesmo seu propósito com o treino, mas escolha algo que vá além do físico e visual.

Os benefícios de quem tem uma rotina de treino são inúmeros, quero lhe encorajar a analisar se, no meio da falta de tempo, não tem alguns momentos do dia que você está investindo em distrações e deixando de cuidar de si mesmo. É no meio desta análise que seu propósito vai falar mais alto entre ir para seu exercício ou se manter na procrastinação.