Topo

Fernando Guerreiro

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Dicas e exercícios para evitar lesões nos músculos posteriores da coxa

iStock
Imagem: iStock

Colunista do UOL

09/05/2022 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Você já sentiu uma fisgada ou cãibra na parte posterior da coxa? Saiba que isso pode ser por falta de alongamento, aquecimento ou fortalecimento. Veja três exercícios que podem fazer a diferença no seu desempenho.

Os músculos isquiotibiais, ou bíceps femoral, mais conhecidos como posteriores da coxa, são os responsáveis pela flexão dos joelhos, o movimento de dobrar o joelho levando o calcanhar na direção do bumbum.

Uma das regiões mais comuns das cãibras, com um alto índice de contraturas e estiramentos.

Normalmente, as lesões que ocorrem nessa região são devido a uma contração brusca e violenta dos músculos isquiotibiais, principalmente na corrida ou futebol e esportes que envolvem corrida de explosão.

Essas lesões ocorrem por motivos simples como:

Falta de alongamento: quanto menos alongado o musculo é mais rígido e atrofiado ele fica, num movimento de explosão, os riscos de uma contratura ou estiramento aumentam;

Falta de aquecimento, principalmente na corrida, ou em algum esporte que envolva corrida, a contração brusca exige do músculo um esforço que ele não está pronto para entregar;

Falta de fortalecimento, para quem gosta mais do esporte do que se preparar para ser um esportista, esse é um cuidado indispensável, o fortalecimento muscular é o que permite que você tenha um bom rendimento nos treinos e desenvolva uma boa recuperação sem lesões.

Agora, como fazer essas três coisas numa agenda corrida do dia a dia?

Olha só, aqui eu deixo para você três exercícios diferentes, cada um auxiliando o outro nas suas funções.

https://www.instagram.com/p/CdLpp2ngvQo/ (embedar o post do Instagram)

Cada exercício pode ser executado como pré-treino de 2 a 4 séries de 30 segundos, essa sequência pode ser seu aquecimento.