Topo

Fernando Guerreiro

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

7 dicas para você ter bons resultados no treinamento de força

iStock
Imagem: iStock

Colunista do VivaBem

04/04/2022 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Sabia que fazer exercícios de força (musculação, treino funcional) é importante para a saúde, para a longevidade e para melhorar a performance em qualquer esporte?

Além de deixar a musculatura mais bem preparada para suportar as cargas e exigências da modalidade que você pratica, reduzindo o risco de lesões, o treino de força vai contribuir para que você tenha força e explosão para realizar movimentos como correr, saltar, chutar, rebater, arremessar, o que é benéfico em vários esportes.

Abaixo, dou algumas dicas importantes para realizar um bom trabalho de fortalecimento muscular:

- Procure fazer de três a cinco exercícios por grupo muscular trabalhado na sessão de treino. Se fizer menos do que isso, provavelmente você não atingirá o volume necessário para os músculos se desenvolverem. Tenha em mente que alguns exercícios trabalham mais de um grupo muscular ao mesmo tempo. Exemplo: o supino trabalha peito e tríceps. Então, pode ser que você não precise fazer três exercícios isolados para tríceps —busque orientação profissional para montar um treino adequado.

- Faça exercícios com qualidade. Concentre-se na execução dos movimentos e procure ativar os músculos de forma consciente. Evite o uso de cargas excessivas, pois isso pode diminuir a qualidade da execução do movimento. Nem sempre é o peso que gera o ganho.

- Aproveite tanto a fase concêntrica (em que o músculo se contrai) quanto a excêntrica (em que o músculo se estende). Procure controlar bem o movimento, explorando o melhor ângulo de execução em cada exercício. Evite movimentos que possam prejudicar a postura e comprometer o treino.

- Conecte sua mente a cada movimento, concentre-se na respiração, na contratação dos músculos. Evite fazer o movimento simplesmente por fazer, levantando o peso sem intencionalidade, isso pode diminuir a eficácia do seu treino.

- Varie os exercícios (trabalhe o mesmo grupo muscular em máquinas, com halteres, barra), o número de repetições, a carga etc. Assim, você estimula o músculo de diferentes formas.

- Tenha um treino planejado. Não seguir uma planilha ou usar a mesma planilha por muito tempo pode afetar seus ganhos. Procure mudar seu treino a cada três a seis semanas, para evitar que o corpo se adapte aos estímulos do treino e seus ganhos estagnem.

- Respeite o descanso. A recuperação dos músculos é tão importante quanto treinar forte. É no momento de descanso que o corpo regenera as fibras musculares rompidas no treino e há o ganho de força e massa muscular. Além disso, sem uma recuperação adequada, você pode ter dores, fadigas e não conseguir treinar com qualidade.

O treino de fortalecimento muscular pode ser feito na academia, em casa, no parque. Busque um profissional de educação física para elaborar uma rotina de exercícios que atenda as necessidades do esporte que você pratica.