Topo

Fernando Guerreiro

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Os quatro estágios para fazer o treino (ou qualquer coisa) virar um hábito

iStock
Imagem: iStock

Colunista do VivaBem

17/01/2022 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Hábito é um comportamento repetido vezes o suficiente para se tornar automático. E, para isso acontecer, esse comportamento precisa gerar recompensas satisfatórias.

Os hábitos são simplesmente soluções confiáveis para problemas recorrentes em nosso dia a dia. Soluções automáticas que resolvem os problemas e as tensões que você enfrenta regularmente. Aliviar a tensão comendo algo, ou se conectar com mais energia tomando um café, por exemplo. À medida que os hábitos são criados, o nível de atividade do cérebro diminui. Ou seja, ele não é tão exigido ao realizarmos aquela atividade e poupa energia —nosso corpo é programado para sempre buscar uma forma de fazer as coisas rotineiras gastando menos combustível.

Em resumo, hábitos são atalhos mentais aprendidos com a experiência.

Construir bons hábitos no presente permite que você faça mais do que deseja no futuro. E existe uma ciência por trás dos hábitos. A seguir, mostro os quatro estágios para você fazer a atividade física ou qualquer outra coisa que deseje virar um hábito.

1 - Estímulo É um pensamento que aciona o cérebro para iniciar um comportamento. É uma informação que prevê uma recompensa. A nossa mente está continuamente em busca de estímulos de recompensa. Como o estímulo é a primeira indicação de que estamos perto de uma recompensa, isso naturalmente leva a um desejo.

2 - Desejo É o combustível, a força motivadora por trás de cada hábito. Sem desejar mudança não temos razão para agir. E o jogo aqui é que você não almeja o hábito em si, mas a mudança de estado que ele proporciona. Exemplo: você não quer ligar a televisão, você quer se divertir ou relaxar (esses são os desejos que levam ao hábito de ver TV). Qualquer hábito está ligado à vontade de mudar o seu estado interno. A televisão é só uma ferramenta para isso, assim como o treino, a boa alimentação, meditar, entre outros hábitos, também são.

3 - Resposta É a ação do hábito colocada em prática. Ligar a televisão, por exemplo. Ou ir treinar. Se uma determinada ação requer mais esforço físico ou mental do que você está disposto a gastar, você não fará isso. Nesse caso, a ação também depende da sua capacidade ou nível de desejo para agir. Parece simples, mas um hábito só consegue se arraigar se você for capaz de praticá-lo.

4 - Recompensa Toda ação oferece uma recompensa, é o que de fato você sente, o prêmio por uma ação, o que se recebe em troca de estar fazendo alguma coisa.

As recompensas têm o papel de satisfazer seu desejo. Sim, as recompensas oferecem benefícios em si mesmas, comida fornece energia para sobrevivermos, mas o benefício mais imediato é que as recompensas satisfazem o seu desejo de comer, não necessariamente a questão energética.

As recompensas também nos ensinam quais ações valem a pena repetir ou não. Os sentimentos de prazer ou decepção fazem parte do mecanismo de feedback, que ajuda seu cérebro a distinguir uma ação útil de uma ação inútil, as recompensas fecham o ciclo dos hábitos.

Se um comportamento é insuficiente em qualquer um dos quatro estágios, isso não se tornará um hábito. Elimine o estímulo e seu hábito nunca começará. Diminua o desejo e não terá motivação suficiente para agir. Dificulte o comportamento e não será capaz de colocá-lo em prática. E se a recompensa não for suficiente para satisfazer seu desejo, você não terá mais motivos para repetir a ação no futuro.

Sem os três primeiros estágios, um comportamento não ocorre. Sem os quatro ele não é repetido —logo, não vira hábito.

Os quatro estágios juntos criam um ciclo infinito. Esse ciclo de hábitos está continuamente analisando o ambiente, prevendo o que acontecerá em seguida, experimentando diferentes respostas e aprendendo com os resultados.

Crie seu próprio feedback neurológico

Desenvolva um estímulo, estabeleça um desejo, defina uma ação (resposta ao desejo) e receba a recompensa correta.

Para muitas pessoas, a recompensa do treino é o bem-estar proporcionado, ou até mesmo o suor, a dor e o sofrimento. Para outras, comer doce alivia o estresse. Tudo está relacionado ao indivíduo e como ele absorve cada recompensa.

Avalie seus estímulos, desejos, respostas e recompensas a longo prazo e trace seu próprio ciclo de feedback dos seus hábitos, pensando no que as recompensas momentâneas podem gerar no futuro. Talvez, ir para a academia por um mês não traga o resultado esperado, assim como comer um chocolate depois do almoço não agrida sua saúde. Mas, lembre-se: os seus resultados são a mensuração dos seus hábitos em longo prazo, o que hoje parece não ter efeito, mais tarde definirá sua vida.