PUBLICIDADE

Topo

Fernando Guerreiro

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

7 hábitos que valem a pena adotar no seu ano novo

Reprodução
Imagem: Reprodução
Conteúdo exclusivo para assinantes
Fernando Guerreiro

Fernando Guerreiro é formado em educação física e especializado em treinamento funcional. Atleta amador, já completou ultramaratonas e triatlos, e é também head coach da We Move Brasil, equipe de treino especializada em desenvolver um estilo de vida saudável e transformador.

Colunista do UOL

25/12/2021 04h00

Ao invés de falar sobre promessas de Ano-Novo, que tal falarmos sobre os hábitos que permitirão que você viva o resultado das suas promessas cumpridas?

Hoje proponho sete hábitos para você conseguir construir uma vida com mais bem-estar.

  1. Construa metas para você

Uma das coisas que mais roubam sua energia e seu tempo e geram frustração é a busca pela performance ideal, aquela que te faz ser aceito ou admirado pelas pessoas. O ponto crucial aqui é que sempre terá alguém que não achará que o que você fez foi tão bom quanto você pensa, mesmo que você tenha se esforçado ou colocado toda sua habilidade e dedicação. Por isso, foque nos seus resultados e naquilo que faz sentido para você, não dependa de aprovações para se sentir produtivo.

  1. Foque no que é prioridade

Existe uma teoria que expõe uma fórmula de 20% de esforço para 80% de resultado (Teoria de Pareto). Isso vem da intencionalidade de cada atividade, se conectar com o que é prioridade e destrava as coisas menos importantes.

Normalmente nossas agendas começam pelo que é mais fácil ou pelo que lembramos primeiro, e com o passar do dia a energia vai sendo minada a ponto do que é prioridade se tornar difícil e você investir energia demais naquilo que trouxe pouco resultado.

Agora é a hora de você definir prioridades e investir sua energia de forma intencional nisso.

  1. Fale coisas boas

Particularmente, estar numa roda de conversa e ouvir as pessoas falando coisas negativas ou falando mal de outras pessoas drena totalmente minha energia e rouba meu foco do realmente é importante. Já se sentiu assim?

A melhor forma de mudar isso é o posicionamento de não falar de outras pessoas a não ser que seja sobre algo de bom que a pessoa fez. Quando a nossa fala é negativa isso demonstra que estamos perdendo as coisas positivas que estão acontecendo.

Quanto mais você exercitar falar coisas positivas, mais perceptíveis se tornam as coisas boas ao seu redor.

  1. Esteja sempre aprendendo

Aprender é a essência para se manter vivo. Minha dica é que você dedique uma hora por dia aprendendo algo e que nas próximas oito horas você já coloque em prática o que aprendeu.

  1. Aprenda a lidar com os dias maus

Haverá o dia em que as coisas não darão certo, vai acordar atrasado, derramar o café na roupa, esquecer de uma reunião, uma discussão em casa. Essas coisas acontecem com todas as pessoas.

Aprender a lidar com esses acontecimentos é ter um controle sobre as suas emoções, e limitar o efeito negativo dos sentimentos, ou seja, mesmo que isso aconteça, não roubará de você a consciência.

  1. Aproveite a jornada e se divirta com o processo do seu desenvolvimento

Colocar alegria na jornada diminui a pressão e aumenta a vontade de se conectar com as demandas e atividades propostas. A leveza gera momentos de prazer enquanto você se aplica de forma implacável nas demandas. Se jogar na jornada com essa mentalidade aumenta até os níveis de gratidão;

  1. Exercite-se de forma regular e prazerosa

Não faça do seu treino o esforço mortal de estar na academia. Experimente encontrar no exercício o prazer do autocuidado e de estar mais perto da saúde e corpo desejado. Quando você for comunicar sobre seus exercícios experimente usar o conceito de não falar mal, troque as palavras que trazem peso e esforço pelas palavras que exaltam os seus ganhos, as melhoras e a sua evolução.