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Fernando Guerreiro

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Não olhe só seu peso: multiplique os seus resultados indo além da balança

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Fernando Guerreiro

Fernando Guerreiro é formado em educação física e especializado em treinamento funcional. Atleta amador, já completou ultramaratonas e triatlos, e é também head coach da We Move Brasil, equipe de treino especializada em desenvolver um estilo de vida saudável e transformador.

Colunista do UOL

06/12/2021 04h00

O objetivo mais comum entre muitos praticantes de atividade física é o emagrecimento, e muitas pessoas estão focadas em perder peso. Nessa jornada a balança é o que define o sucesso ou fracasso desse objetivo, porém, quando o sucesso é deixado apenas no número da balança, muitos resultados importantes conquistados são deixados de lado e muitas pessoas se desmotivam.

Hoje, vamos além da balança: existem outros fatores tão importantes quanto os números de quilos perdidos, a sua vida não gira apenas em torno disso. Você encontrará muitas pessoas que perderam muitos quilos na balança e não estão saudáveis, o corpo não está funcional.

Alguns fatores importantes que ajudarão você a manter os treinos:

O IMC: o Índice de Massa Corporal. É a medida internacional dos níveis de gordura corporal e padrão de saúde. Esse número é obtido pelo peso atual em quilogramas dividido pela altura elevado ao quadrado.

Classificação:

MENOR QUE 18,5 = MAGREZA

ENTRE 18,5 E 24,9 = NORMAL

ENTRE 25,0 E 29,9 = SOBREPESO

ENTRE 30,0 E 39,9 = OBESIDADE

MAIOR QUE 40,0 = OBESIDADE GRAVE

Percentual de gordura: A proporção de tecido adiposo na composição corporal reflete o nível de gordura em nosso corpo. Muitas pessoas perdem percentual de gordura, mas não perdem peso, pode ser que no processo está aumentando a quantidade de músculo no corpo. Ou seja, uma troca saudável está acontecendo aqui.

Músculo: De acordo com a medida total de massa muscular, peso corporal e altura é possível obter a proporção do corpo humano. O resultado desses fatores pode definir a saúde física e força de uma pessoa.

Umidade: É a proporção de água no corpo. Beber água pode aumentar a capacidade do corpo para queimar gordura e aumentar a taxa metabólica em homens e mulheres saudáveis.

Massa óssea: É a composição corporal do peso dos ossos, ossos fortes representam segurança ao longo da vida, muitos exercícios proporcionam esse ganho.

TMB: Taxa de Metabolismo Basal é a medida de diferença entre atividade metabólica do corpo humano enquanto está acordado em atividade, seja do dia a dia ou de exercício, e o quanto o corpo consome de calorias em repouso.

Idade corporal: É o valor calculado do metabolismo, peso, altura, gordura corporal e músculo do corpo. A idade corporal calculada é uma referência para avaliar se a idade atual é mais velha ou mais jovem que a idade do corpo.

Gordura visceral: Vai muito além da gordura que se localiza abaixo da camada mais externa da pele, é a área de gordura visceral que pode levar à ocorrência de complicações relacionadas à saúde.

Como você observa, existem muitos outros fatores além do peso exatamente em números, porque nos leva a ter mais atenção com outras métricas.

Se você acha que o seu treino e a sua dieta não estão dando resultado, quero te encorajar a procurar um profissional da área para fazer uma avaliação mais específica e profunda para você ter dados além do peso que motivarão você a continuar se exercitando e cuidando da sua saúde.