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Fernando Guerreiro

ANÁLISE

Texto baseado no relato de acontecimentos, mas contextualizado a partir do conhecimento do jornalista sobre o tema; pode incluir interpretações do jornalista sobre os fatos.

Planeje sua agenda para conseguir treinar e melhorar seus resultados

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Imagem: iStock
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Fernando Guerreiro

Fernando Guerreiro é formado em educação física e especializado em treinamento funcional. Atleta amador, já completou ultramaratonas e triatlos, e é também head coach da We Move Brasil, equipe de treino especializada em desenvolver um estilo de vida saudável e transformador.

Colunista do VivaBem

31/07/2021 04h00

Você já sofreu os efeitos da frase: "Depois eu faço?"

Quantas vezes você já se sentiu frustrado por perder compromissos, inclusive seu treino? Pois saiba que diversos compromissos do dia a dia e a rotina de atividade física muitas vezes ficam para trás simplesmente por falta de programação.

Hoje, além de pai, marido e atleta, eu trabalho em três projetos profissionais diferentes, e o que me permite estar engajado e entregando resultados em todas as áreas, com excelência, é ter uma agenda organizada. Essa simples ferramenta me condiciona ao: onde, quando e como.

Assim, sei bem onde devo estar, que horas devo chegar (quando), quanto tempo tenho para ficar e quanto de energia devo entregar (como) em cada compromisso do dia. Dessa, forma economizo tempo e energia, me tornando mais focado e eficiente.

Como organizar sua agenda para conseguir treinar

- Reserve um dia da sua semana (sábado, por exemplo) para programar a rotina de atividade física de toda a semana seguinte. Além de tirar um dia para planejar todos os meus treinos da semana, eu ainda gosto de "visitar" minha agenda todas as noites, para mentalizar a atividade do dia seguinte, fazer um check-list e ter a tranquilidade de que está tudo pronto.

- Escreva na sua agenda o dia e horário dos seus treinos, como um compromisso, assim você vai encará-los como uma prioridade e eliminar o famoso: "Se der tempo eu vou".

- Quando estiver programando sua agenda, atente-se em detalhes como onde esse treino será feito (na academia, no parque, na rua), quanto tempo você leva para chegar até lá, o que precisa levar etc. Evite surpresas que podem atrasar o exercício no dia do treino.

- Na noite anterior ao treino, já deixe a roupa que vai usar separada —ou a mochila pronta, se você malha à noite e antes vai para o trabalho. Parece bobagem mas, às vezes, a perda de poucos minutos procurando a roupa pela manhã ou uma passada em casa antes da academia já podem ser um belo gatilho para ficar me casa. Além disso, ter a mala feita junto com você dará a possibilidade de se exercitar perto do trabalho, até o trânsito diminuir, ou para otimizar seu tempo mesmo, em vez de ir para casa.

- Se você consome algum produto ou alimento pré-treino, já deixe ele separado ou pronto. Os cinco minutos que você demora para fazer isso, em cima da hora, podem gerar um atraso.

- Quando repasso minha agenda na noite anterior, eu programo alertas no meu celular com 5 minutos de antecedência do meu próximo compromisso. Assim, consigo aplicar melhor minha atenção em uma atividade por vez.

São atividades simples que, se feitas diariamente, farão de você mais disciplinado e constante. Em médio e longo prazo, você terá ótimos resultados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL