PUBLICIDADE

Topo

Fernando Guerreiro

ANÁLISE

Texto baseado no relato de acontecimentos, mas contextualizado a partir do conhecimento do jornalista sobre o tema; pode incluir interpretações do jornalista sobre os fatos.

Mais saúde, bem-estar e disciplina: experimente o poder da atividade física

iStock
Imagem: iStock
Fernando Guerreiro

Fernando Guerreiro é formado em educação física e especializado em treinamento funcional. Atleta amador, já completou ultramaratonas e triatlos, e é também head coach da We Move Brasil, equipe de treino especializada em desenvolver um estilo de vida saudável e transformador.

Colunista do VivaBem

08/05/2021 04h00

Você sabia que a prática diária de pelo menos 15 minutos de exercícios físicos pode reduzir em até 50% o risco de ter sintomas depressivos? Além disso, a expectativa de vida pode aumentar em até 22%, conforme alguns estudos. Mesmo que para você o principal motivo da busca pelo movimento do corpo esteja relacionado diretamente com os resultados físicos, permita-se buscar paz de espírito com a prática de atividades físicas.

Nos tempos atuais, cada um tem uma busca interna. Quando se trata do mundo da atividade física, o que mais deve ser respeitado é a individualidade de cada praticante. Há muito motivos que podem fazer alguém treinar: estética, ter mais saúde, competitividade, tratamento de uma doença etc. O que se espera do treino é algo particular e muito pessoal.

Mas é interessante que todos comecem a olhar para o treino não apenas como uma busca pelo corpo perfeito, querendo se comparar com os resultados de outras pessoas. Coloque na sua mente as suas necessidades e os seus objetivos, que são duas coisas diferentes: a necessidade é o que você precisa fazer, por exemplo, realizar um treino de alongamento e mobilidade para cuidar das suas dores; ou uma caminhada para ajudar no controle da glicemia (açúcar no sangue) e evitar o diabetes. Já os objetivos estão relacionados aos seus desejos. Por exemplo, perder 5 kg, pois você deseja emagrecer.

E um problema é quando um desejo não condiz com sua necessidade. Exemplo: Você deseja correr e não se alongar. Então, está negando uma necessidade para focar no seu desejo. O que você deve sempre pensar é se o resultado será o mais adequado para seu corpo.

Cada vez mais a saúde vem ganhando muito espaço no meio esportivo. Nunca se falou tanto em alimentação saudável e treinos inteligentes, estilo de vida sustentável, priorizando a qualidade de vida. Nesse momento, o mais importante não é o esporte praticado, e sim a forma que se pratica, a intensidade, a constância e quais resultados são gerados.

Para muitos, o esporte é um recomeço. Pessoas encontram no exercício um ponto de equilíbrio para vida toda, é como um remédio para a alma.

Atividades físicas periódicas trazem muitos resultados positivos, ajudando pessoas que não são disciplinadas a ter constância, foco e determinação, a não desistir de algo no meio. E isso não fica só no exercício, é levado para para outras áreas da vida.

Vamos nessa? Movimente-se, escolha seu esporte e surpreenda-se!

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL