PUBLICIDADE

Topo

Fernando Guerreiro

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

O que fazer para alcançar seus objetivos de treino e de vida

Fernando Guerreiro

Fernando Guerreiro é formado em educação física e especializado em treinamento funcional. Atleta amador, já completou ultramaratonas e triatlos, e é também head coach da We Move Brasil, equipe de treino especializada em desenvolver um estilo de vida saudável e transformador.

Colunista do VivaBem

24/04/2021 04h00

Você sabia que apenas 8% das pessoas conseguem alcançar os objetivos que traçam no começo de ano (as chamadas resoluções)? E, falando dessas resoluções, em média, 77% das pessoas desistem das suas metas ainda nas primeiras semanas de janeiro.

Você deve estar se perguntando porque estou falando de resoluções de ano-novo agora em abril, não é? Bom, estou falando disso primeiro porque não precisamos esperar o ano virar para adotar novos hábitos, começar a praticar exercícios, se alimentar bem e cuidar melhor da saúde —ou ter mais tempo para a família, mudar de emprego etc. E em segundo lugar pois, muitas vezes, é possível tirar seus sonho do papel e torná-los realidade com dicas simples e práticas.

Nesse momento, não é hora de se sentir culpado pelo que não foi feito. A hora é de refletir sobre as resoluções, por que não foi possível alcançá-las e traçar novas estratégias. Você tem tempo e muitas coisas podem ser feitas, basta se concentrar no que faz sentido. Vamos nessa?

Antes de tudo, reflita sobre o que você desejou para esse ano:

  • O que ainda faz sentido para você?
  • Por quis motivos elas não saíram do papel?
  • Foi por falta de planejamento, por algum fator externo ou por não haver um plano mais inteligente e viável?
  • Após pensar nessas metas, quantas vezes você sentou e escreveu um plano para transformá-las em realidade?

Agora, vamos aos pontos que podem ajudar a reorganizar e alcançar suas metas (traçadas no começo do ano ou até mesmo novas):

  • Seja claro nas suas decisões Ter objetivos claros gera uma visão mais palpável de como você deve lidar com os resultados positivos e negativos;
  • Tenha um planejamento inteligente Se você sabe quais são os seus objetivos, trace caminhos que te conectam a eles, não dependa do acaso, do talento, seja intencional em dizer sim ou não, neste momento você será o único responsável pela jornada seguinte;
  • Esteja pronto para adaptações Nem sempre os planos seguem como pensado no início, vivemos um temporada em que academias abrem e fecham, temos e não temos os parques para usar... Mesmo assim, se você tem um bom planejamento você consegue se adaptar e seguir com o plano até que as condições voltem a ser favoráveis;
  • Vá além da força de vontade Depender disso é arriscado demais. O cansaço pode bater, as adversidades podem drenar seus recursos. Crie ferramentas que irão auxiliar a sua força de vontade para ir além;
  • Confie que você é capaz Às vezes, olhar para as metas e achar que são grandes demais para o potencial que você carrega está sendo seu maior inimigo, olhe para você, para sua capacidade de aprender, de investir mais tempo, de se doar mais ao ponto de conseguir o que deseja;
  • Não deixe mais nada para depois Se faz parte dos seus planos é porque é importante para você. Coloque seus planos como as coisas mais importantes. Na lista de execuções diárias, coloque seus sonhos como prioritários, mesmo que seja pouco tempo, dedique-se a executar o que o aproxima da conclusão das suas metas;

Como driblar dificuldades no treino impostas pela pandemia?

Em relação aos treinos, é complexo nesse momento de pandemia não ter as academias, parques o outros lugares para se exercitar. Mas saiba que, na verdade, você não precisa de tudo isso para agora, em que o objetivo principal é cuidar da saúde e bem-estar. Para isso, basta colocar na sua agenda 15 minutos de exercícios que podem ser feitos em casa, que não exigem muito espaço ou equipamento.

O importante nesse momento é movimentar o corpo e se cuidar, não espere as condições ideais para sair do sedentarismo, faça o que pode ser feito hoje. Aqui, eu já dei orientações de como montar um treino curto e intenso que pode ser feito em casa.

E agora vamos a mais algumas dicas que podem ajudar você executar tanto sua rotina de exercícios quanto buscar as resoluções para outras áreas da vida. Pergunte-se:

- Quais novos hábitos eu preciso praticar com mais disciplina?

- Quais padrões de comportamento preciso mudar?

- Quais são as pessoas que devo me conectar, e quais devo me distanciar?

- Em que áreas e quais habilidades preciso me dedicar para ter mais conclusão?

- Em quais coisas estou focando e limitando meu crescimento?

Faça essas perguntas diariamente a você mesmo e tire tempo para respondê-la. Escreve as respostas e trate de as colocar em prática. Dessa maneira, você aumentará as chances de transformar em realidade suas resoluções de ano novo ou qualquer meta que queira traçar hoje.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL