Topo

Fernando Guerreiro

ANÁLISE

Texto baseado no relato de acontecimentos, mas contextualizado a partir do conhecimento do jornalista sobre o tema; pode incluir interpretações do jornalista sobre os fatos.

Como o exercício pode ajudar você a ter mais saúde e viver melhor

iStock
Imagem: iStock

Colunista do VivaBem

17/04/2021 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A falta de tempo sempre foi a principal justificativa de muitas pessoas para não fazer exercícios regularmente. Agora na pandemia, em que muita gente está trabalhando em casa e não perde mais tempo no trânsito, as justificativas passaram a ser a falta de motivação, a falta de um espaço adequado, o estresse e até mesmo o cansaço e falta de energia.

Todas essas justificativas podem ser verdadeiras e não estou aqui para julgar os motivos que impossibilitam alguém de treinar. O que quero mostrar com isso é que sempre haverá obstáculos para dificultar que a prática de exercícios físicos seja incorporada em nossa rotina. Mas é nosso dever buscar soluções para fazer do exercício um hábito, afinal, ele é essencial para a saúde.

Em apenas 15 minutos, por exemplo, é possível fazer um treino HIIT em casa, usando apenas exercícios com o peso do corpo, que já traz muitos benefícios para a saúde e longevidade —aqui, eu mostro 4 passos para você montar seu HIIT e também dou um exemplo de treino.

A seguir, ressalto alguns dos inúmeros benefícios que a atividade física traz, que mostram por que praticar exercícios ao menos três vezes por semana pode ajudar você a ter mais saúde e viver melhor:

  • Melhora do sono;
  • Aumento da produção de hormônios que trazem sensação de bem-estar e prazer;
  • Equilíbrio da frequência cerebral;
  • Diminui a tensão e o estresse --baixa o nível de cortisol, o hormônio do estresse;
  • Ajuda a prevenir a osteoporose;
  • Ajuda a controlar o nível de colesterol no sangue;
  • Elava a autoestima;
  • Melhora a composição corporal (aumenta a massa magra e ajuda a reduzir a gordura);
  • Ajuda a combater a depressão;

Além desses, ainda há muitos outros benefícios. Sabendo disso, o que acha de aproveitar hoje, que é sábado, um dia que temos mais tempo liver, para encaixar um treino na sua agenda e depois manter isso no restante da semana até se tornar um hábito?