Topo

Fernando Guerreiro

Sete passos para definir e conquistar seus objetivos no treino em 2021

iStock
Imagem: iStock

Colunista do VivaBem

19/12/2020 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Estamos chegando ao final de mais um ano, época em que é tradição as pessoas fazerem "resoluções fitness" que pretendem cumprir logo no começo de janeiro —e que serão deixadas de lado algumas semanas depois do ano-novo, não é verdade. Então, que tal fazer diferente desta vez?

Na maioria dos casos, as resoluções de treino traçados no fim/começo de ano não são cumpridas por três motivos:

  1. Falta de foco visionário, não ter um objetivo claro.
  2. Falta de foco emocional, que é a maneira como você se relaciona com seu objetivo --como pensa nele, como fala dele e os sentimentos que desenvolva para conquistá-lo.
  3. Falta de foco insistente, que envolve saber que não é do dia para a noite que as coisas vão mudar e ter resiliência para seguir motivado para conquistar algo que virá em logo prazo.

Veja alguns passos que podem ajudar você a impedir a falta desses fatores e conseguir uma imersão no seu objetivo para construir o foco necessário.

Passo 1 - Especifique o seu objetivo Crie um foco visionário em que você consegue enxergar os seus resultados de forma ideal. Nesse passo, tente extrair o máximo de detalhes, seja muito específico ao definir o que deseja conquistar. Exemplo: quero conseguir correr 10 km; quero perder 15 kg; quero começar a surfar etc.

Passo 2 - Defina prazos e metas Estabeleça uma data para por o seu programa em ação e quando pretende alcançar seu objetivo —quero perder 15 kg em quatro meses, por exemplo. Também defina metas de curto prazo, como perder de 0,5 kg a 1 kg por semana, ou até coisas mais "simples", como conseguir cumprir toda a agenda de treinos semanal sem falhas. Defina ainda metas de médio prazo (perder 4 kg por mês, por exemplo). É muito importante que todas as metas sejam realistas e desafiadoras ao mesmo tempo.

Passo 3 - Defina um propósito para seu objetivo Encontre motivos que façam sentido para você buscar a meta definida (quero emagrecer 15 kg para ter saúde e disposição para brincar com meu filho, por exemplo). Assim, quando faltar motivação, você terá a consciência do porquê entrou nessa.

Passo 4 - Planeje uma estratégia clara de como alcançará o objetivo Esse planejamento traz clareza de como você trabalhará, por exemplo: para emagrecer vou treinar corrida com um personal e me consultar com uma nutricionista; ou vou fazer funcional em casa usando um app e seguir um plano de dieta online.

Passo 5 - Defina quando e onde seus treinos acontecerão Planeje com antecedência sua semana de exercícios, seja na academia, seja no parque, seja em casa. Isso será importante para organizar toda a rotina diária e também criar compromisso com a atividade física.

Passo 6 - Envolva outras pessoas no seu programa Ter mais pessoas buscando uma meta semelhante vai aumentar o seu nível de motivação e comprometimento.

Passo 7 - Estipule o quanto será investido para alcançar seu objetivo Aqui, considere tudo, desde o dinheiro gasto para pagar academia, comprar roupas e acessórios para malhar etc. até o tempo dedicado. Após alguns meses, ter a consciência de quanto já foi gasto até ali pode ser uma ferramenta para impedir que você desista e "saia no prejuízo".

    O mais legal desses 7 passos é que você usar para qualquer área da sua vida além do treino. Então, planeje-se e comece 2021 firme rumo a seus resultados!