PUBLICIDADE

Topo

Fernando Guerreiro

Quanto tempo você precisa para criar um novo hábito?

iStock
Imagem: iStock
Conteúdo exclusivo para assinantes
Fernando Guerreiro

Fernando Guerreiro é formado em educação física e especializado em treinamento funcional. Atleta amador, já completou ultramaratonas e triatlos, e é também head coach da We Move Brasil, equipe de treino especializada em desenvolver um estilo de vida saudável e transformador.

Colunista do VivaBem

28/11/2020 04h00

Provavelmente, você tem na ponta da língua a resposta certa para minha pergunta, né? Se disse que geralmente precisamos de pelo menos 21 dias para criar um novo hábito, está supercorreto. Mas é importante se atentar que são, no mínimo, 21 dias para isso acontecer —então, para algumas coisas você pode precisar de um tempo maior.

Por mais difícil que pareça ser mudar alguns hábitos, principalmente quando passamos uma vida inteira cultivando comportamentos ruins (como o sedentarismo), acredite, se você se dedicar verdadeiramente, conseguirá deixar para trás atitudes que diminuem a sua saúde ou a performance —no treino ou em outras áreas da vida.

Na década de 1950, o médico e cirurgião plástico Maxwell Maltz percebeu um padrão de comportamento muito comum em seus pacientes. Ele, um renomado especialista em amputações, notou que os pacientes levavam 21 dias para se acostumar com as reconstruções faciais e com as amputações. Antes desse período, os pacientes amputados se comportavam como se tivessem um órgão fantasma. Mas após o período de três semanas eles mudavam o comportamento e aceitavam a nova condição.

O período de 21 dias está conectado na criação de um prazo. Ter um prazo devidamente estipulado contribui positivamente para a saúde mental de quem busca por transformação, é uma necessidade ao desafio ligado à teoria dos 21 dias consecutivos sem falhas, sem exceções. Por exemplo: ficar 21 dias sem ingerir substâncias prejudiciais ao corpo, 21 dias sem alguma atividade negativa, 21 dias praticando atividade física regular e assim por diante.

Um ponto importante para se criar um hábito é respeitar o tempo de cada pessoa. Para alguns, 21 dias serão extremamente desafiadores e para outros serão mais tranquilos. O foco está em mudar hábitos, principalmente aqueles que carregamos ao longo de toda uma vida, ou construir novos que, normalmente, você não percebe inicialmente, mas ao longo dos dias vão servir para trazer diversos benefícios à sua vida.

Por isso, um dos fatores determinantes é que você tenha motivos específicos para desejar essa mudança. Esse processo precisa estar fixo em sua mente. Você deve saber o que faz sua mente buscar por coisas novas. Isso será muito importante para sustentar a motivação e a mudança.

Descubra a sua mudança e trabalhe com as suas ferramentas.

As 4 fases de um novo hábito

Provavelmente, na primeira semana você sentirá muita dificuldade em deixar de fazer algo que estava acostumado ou para começar a fazer algo novo. Seu cérebro e seu corpo estão muito adaptados ou velho; ou a novidade será estranha demais. É uma fase de adaptação e o mais importante é, que mesmo com a dificuldade, você mantenha sua força de vontade.

Na segunda semana ainda será um pouco estranho: o corpo pedirá pelo velho ou rejeitará a novidade, querendo quebrar o ciclo desses dias todos. Porém, nesse período algumas adaptações já aconteceram e, embora seja difícil, você notará alguns benefícios surgindo. Isso dará forças para continuar.

Na terceira semana, o cérebro e o corpo já estão melhor adaptados a viver sem o velho hábito ou com o hábito novo. A mudança já começou a se tornar algo normal para você. É nesse momento que você pode viver para sempre com a transformação ou se deixar levar e perder os 21 dias de trabalho duro. Portanto, mantenha-se firme.

A transformação não é sobre os dias e, sim, sobre as adaptações e transformações do cérebro e corpo. Muitas pessoas focam muito nos 21 dias e esquecem de manter isso nos dias seguintes.

Para que isso não aconteça a minha dica é: na quarta semana, celebre todos os dias as novidades e a transformação que você estará vivendo, desta forma você terá mais prazer ainda no que construiu e isso se tornará algo mais poderoso ainda na sua vida.

O que você deseja mudar na sua vida?

E aí, topa um desafio de 21 dias?