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Fernando Guerreiro

Bike indoor queima 550 calorias por hora; veja 8 benefícios do exercício

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Fernando Guerreiro

Fernando Guerreiro é formado em educação física e especializado em treinamento funcional. Atleta amador, já completou ultramaratonas e triatlos, e é também head coach da We Move Brasil, equipe de treino especializada em desenvolver um estilo de vida saudável e transformador.

Colunista do VivaBem

21/11/2020 04h00

O treino de bike indoor (ou spinning) é um excelente exercício para quem curte atividades animadas e seguras.

As sessões de treino são programadas para deixar o aluno em forma, diminuir a gordura e definir os músculos. A modalidade ainda ajuda a relaxar e desestressar.

Seja sozinho na sala de casa (com treinos online), seja em aulas coletivas em academias, o spinning pode ser feito por todas as pessoas e todos os dias, dependendo da intensidade de cada sessão. Mas o ideal é que você possa alternar a prática com outra modalidade esportiva para evitar sobrecargas musculares e das articulações.

Quem sente dor no joelho pode fazer esse treino?

Um dos diferenciais da bike indoor é a segurança, uma atividade sem impacto nas articulações. Claro, em alguns casos nos primeiros treinos talvez a pessoa sinta dores, mas o próprio fortalecimento muscular do exercício será capaz de amenizar as dores.

Benefícios do treino de bike indoor

1. Melhora do sistema cardiorrespiratório: com o treinamento constante ocorre o aumento da resistência cardiorrespiratória, ajudando a sua disposição e condicionamento físico no dia a dia;

2. Perda do peso: um treino bem feito pode queimar mais de 550 calorias em 1 hora. Esse gasto é muito significativo para o emagrecimento;

3. Descontração: com a música das aulas em academia e o ritmo intenso dos treinos não há espaço para a monotonia e o estresse. Esse é um treino para extravasar e se divertir;

4. Definição muscular: todos os músculos dos membros inferiores são trabalhados com intensidade;

5. Proteção para articulações: É um exercício de baixo impacto, mesmo com os giros no pedal não há pressão nas articulações do quadril, tornozelo e do joelho. É um exercício que pode até contribuir para melhorar a artrite e reduzir dores nas articulações;

6. Não depende do clima externo: as aulas podem ser praticadas em dias chuvosos, frios ou calor intenso, porque são aulas dentro de uma sala e geralmente climatizada;

7. Todos podem praticar: jovens, adultos e idosos. Também é uma ótima opção para quem gosta de fazer atividades físicas em família. E justamente por ser em grupo a interação pode aumentar muito o nível da competição e motivação.

8. Ajuda a controlar os sintomas da depressão: o spinning estimula a liberação de endorfina, hormônio que promove a sensação de bem-estar e prazer e com esse efeito pode ser eficaz para espantar o estresse e prevenir a depressão e alguns sintomas da depressão;

No treino de bike indoor não esqueça de se alimentar bem e tomar os cuidados com a hidratação, estamos de um treino muito dinâmico e intenso.