Topo

Fernando Guerreiro

Como a musculação pode melhorar o desempenho na corrida

iStock
Imagem: iStock

Colunista do VivaBem

03/10/2020 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Por muito tempo, a "dona musculação" foi demonizada por corredores que acreditavam que perderiam velocidade por ficarem pesados demais, devido ao ganho de músculos. Já outros simplesmente não gostavam de "puxar ferro" e também condenavam o treino com pesos.

O que devemos entender é a importância de todo treino extra pista, que traz não só melhora no desempenho, mas também diminui as chances dos corredores lesionarem.

Para um corredor amador que quase sempre luta contra seus limites naturais, a falta de um treino de fortalecimento pode levar a perda de uma temporada, ou, até não conseguem atingir seus potenciais máximos.

Veja benefícios da musculação para corredores:

- Treinos de musculação previnem lesões, ou seja, permitem que você treine por mais tempo em progressão. Falando principalmente dos joelhos, região com mais recorrência de lesões em corredores, quanto mais forte suas pernas estão, mais protegidos estarão as suas articulações.

- Músculos mais fortes suportam maiores cargas de treino, promovendo melhores resultados. Muitos corredores sobram na respiração, mas quebram no meio do treino por fraqueza nos músculos.

- Melhora a postura e, com o corpo alinhado, o desperdício de energia é reduzido e você terá mais combustível para os músculos. Um abdome forte e músculos dorsais bem trabalhados promovem uma passada mais segura e correta.

Quais os melhores exercícios para quem corre?

O mais importante aqui é você saber a diferença entre um treino de musculação para corrida e um treino para hipertrofia (ganhar músculos).

Os exercícios, pausas, repetições, cargas e descanso são bem diferentes.

Para corredores, obviamente, é muito importante fazer exercícios para fortalecer as pernas. Entre os mais indicados estão aqueles que trabalham vários músculos ao mesmo tempo e são feitos com peso livre (barra ou halteres), como agachamentos, afundo, levantamento terra.

Esses movimentos têm como vantagem fortalecer não só pernas, como também os músculos do abdome e lombar, importantes para a sustentação do tronco e a boa postura.

Para trabalhar costas, braços, ombros e peito você pode investir em remadas, barra fixa, supino e desenvolvimento, por exemplo.

Procure um profissional da área para indicar os melhores exercícios segundo as suas necessidades.