Topo

Fernanda Victor

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Quantos passos te distanciam do diabetes? Previna-se sendo mais ativo

iStock
Imagem: iStock

Colunista do UOL

17/02/2022 04h00

Os benefícios da prática regular de atividade física são indiscutíveis! Indivíduos ativos tendem a adoecer menos que indivíduos sedentários. O número de passos que as pessoas dão a cada dia é uma métrica bastante utilizada para quantificar a atividade diária total.

Manter-se fisicamente ativo é um dos comportamentos mais importantes que se pode adotar para adquirir uma boa saúde. Diversos estudos apontam que a prática de atividade física durante pelo menos 150 minutos por semana está associada à redução de doenças ligadas ao coração, à melhora da saúde física e mental, além do seu incremento na longevidade e na qualidade de vida.

Idealmente, recomenda-se que pessoas com diabetes devem combinar o exercício aeróbio (caminhada rápida, corrida, bicicleta, natação) com o exercício resistido (pesos livres, aparelhos de musculação, bandas elásticas ou uso do próprio peso corporal).

Não é nenhuma novidade que a atividade física tem um papel fundamental no tratamento e no controle do diabetes, mas um recente estudo publicado em uma relevante revista da área, a Diabetes Care, demonstrou que quanto mais passos você dá —e quanto maior a intensidade— menor o risco de desenvolver diabetes tipo 2.

De acordo com a pesquisa realizada em cerca de 5.000 mulheres idosas que tiveram sua saúde monitorizada durante 7 anos, para cada 1.000 passos por dia, havia uma redução de 6% no risco de desenvolver diabetes. Uma evidência que só reforça a caminhada regular como um fator que pode prevenir o diabetes nessa população.

Outros estudos também corroboram esses achados. Os dados apontam que quanto maior o número de passos diários, mais benefícios para a saúde. Logo, incorporar pequenos hábitos na rotina, como substituir o elevador pela escada e ir caminhando a locais próximos, já podem impactar positivamente na sua saúde.

Somado a isso, a constância na realização das atividades constitui um fator essencial no combate ao diabetes, contribuindo para que haja uma melhor resposta do organismo à insulina, hormônio que controla os níveis de açúcar no sangue.

Independente do tipo de exercício escolhido, corra (literalmente!) do sedentarismo e das suas consequências. O músculo em movimento produz substâncias conhecidas por miocinas (irisina, por exemplo) que nos protegem contra doenças metabólicas, cardiovasculares, neurológicas e ósseas.

O ideal é buscar uma modalidade prazerosa que possa tornar-se mais facilmente um hábito, proporcionando benefícios imediatos e a longo prazo.

A vida é movimento! Em 460 a.C, Hipócrates já nos falava: "Caminhar é o melhor remédio para o homem".

Logo, incorporar alguns passos na sua rotina diária pode não só prevenir o diabetes, mas também melhorar sua saúde e bem-estar geral. Prontos para dar o primeiro passo?

Referências

1. Garduno AC, LaCroix AZ, LaMOnte MJ et al. Associations of Daily Steps and Step Intensity With Incident Diabetes in a Prospective Cohort Study of Older Women: The OPACH Study. Diabetes Care. 2022 Feb 1;45(2):339-347.

2. Paluch AE, Gabriel KP, Fulton, JE et al. Steps per Day and All-Cause Mortality in Middle-aged Adults in the Coronary Artery Risk Development in Young Adults Study. JAMA Netw Open. 2021;4(9).

3. Hall KS, Hyde ET, Bassett DR, et al. Systematic review of the prospective association of daily step counts with risk of mortality, cardiovascular disease, and dysglycemia. Int J Behav Nutr Phys Act. 2020;17(1):78.

4. https://diabetes.org.br.