Topo

Elânia Francisca

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Pedro e a busca pela melhor forma da lavar o pênis

iStock
Imagem: iStock

Colunista do UOL

19/08/2022 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Já começo esse texto dizendo que o menino que chamarei de Pedro na verdade não se chama Pedro, e que alguns detalhes da história foram modificados para que a identidade de Pedro não seja exposta.

Pedro é um menino de 12 anos que participou de uma atividade sobre sexualidade e início da adolescência.

Membro de um grupo de cerca de 20 adolescentes da mesma faixa etária, Pedro me assistia com seriedade e atento ao que eu falava, enquanto seus amigos riam e comentavam os assuntos que abordávamos ali.

Falávamos sobre a comunicação do cérebro com os testículos e ovários. Alguns brincavam:

— Vamos, amigos, produzam hormônios! — dizia a hipófise.

— Sim, parça! É pra já! — respondiam os ovários.

Como acontece na maioria das atividades sobre esse tema, a sala estava descontraída e perguntando muitas coisas:

— Por que nasce pelo? Tem que arrancar? Minha voz vai mudar? Até que idade o pênis cresce? O que é vulva?

Até que Pedro levanta a mão e pergunta:

— Quem aqui sabe como lavar o próprio pênis?

Pedro usou outra palavra para se referir ao pênis, mas aqui usarei esse nome.

A sala riu, achou a pergunta boba e zombou da seriedade com que Pedro demonstrava ao abordar o tema.

Achei interessante a provocação e reforcei o pedido:

— Qual a forma mais saudável de lavar o pênis, pessoal?

— Oxi, passa sabão e já era! — disse um garoto fazendo movimentos circulares perto da região abaixo da cintura.

Pedro permanece sério e conta ao grupo que muitos homens no Brasil morrem de câncer de pênis por não saberem higienizar essa região.

O grupo acha graça da informação e duvida, mas no primeiro "Google" dado, descobrem que Pedro está certo. Cerca de 400 homens brasileiros morrem de câncer de pênis todo ano, além de mais de 5 mil amputações. O câncer de pênis é facilmente evitável se uma higiene adequada for realizada diariamente.

A pergunta de Pedro e a resistência do grupo em respondê-la mostra que é preciso aprender e ensinar crianças e adolescentes a lavar seus pênis de forma saudável. Foi assim que, ali no grupo, conversamos sobre higienização do pênis no banho, de forma respeitosa e cuidadosa.

Concordando com Pedro sobre a importância dessa questão, deixo aqui algumas informações importantes sobre como lavar o pênis durante o banho.

Pode parecer óbvio, mas talvez não seja...

Para higienizar seu pênis, você precisará de água corrente, sabonete e uma toalha de banho.

Comece se molhando, em seguida empurre para baixo a pele que cobre a glande. Essa pele se chama prepúcio e algumas pessoas fazem uma cirurgia chamada circuncisão e a retiram. Então, se você tem prepúcio, puxe-o para baixo até a glande (parte de cima do pênis) aparecer. Lave com sabão e não use bucha nessa região. Use somente as mãos.

Lave com água e sabonete a base do pênis, os testículos, períneo (que é aquela região entre os testículos e o ânus) e lave também o ânus.

Na hora de secar essa região, passe a toalha com delicadeza e não esfregue com força. Certifique-se de que toda a região esteja seca.

Use cuecas de algodão, de preferência, e não se esqueça de dar uma balançadinha no pênis após urinar, seque-o com papel higiênico e, se possível, passe lenço umedecido também.

Aproveitar o momento do banho para aprender mais sobre seu corpo também é importante. Saber a textura e o tamanho dos seus testículos, por exemplo, o ajudam a perceber, caso algo de diferente apareça ali.

Temos uma cultura que diz a adolescentes que "macho de verdade" não faz essas frescuras, mas cá entre nós: cuidar da saúde não é frescura, é uma atitude necessária.

Aproveite o banho e converse com outras pessoas sobre a importância de lavar o pênis.