Topo

Edmo Atique Gabriel

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Sensações de calor e frio são indícios de muitas doenças; entenda

iStock
Imagem: iStock

Edmo Gabriel

Colunista do UOL

16/07/2022 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Pode parecer estranho, mas esta oposição entre quente e frio permeia o cenário de muitas doenças. Nosso corpo, diante de um ataque por germes, por um câncer, por um agente tóxico, executa manobras de defesa tentando combater e controlar as eventuais ameaças que está sofrendo.

As variações de temperatura do corpo, ora manifestando sensação de calor e ora sensação de frio, são provas claras de que nosso corpo está lutando de alguma forma, mas não necessariamente conseguindo superar as doenças.

Desta forma, podemos deduzir que as sensações de frio e calor que estão presentes ao longo do curso das doenças, não são indicativas de um controle da situação por parte do nosso corpo, mas seriam resultado de ativação de nosso fluxo sanguíneo ou de escassez deste fluxo em determinado território do corpo.

Para que o entendimento deste conceito fique mais fácil de assimilar, vejamos algumas situações já vivenciadas certamente por todos nós em algum estágio de nossas vidas.

Situação 1 - Febre e calafrios

Vejam que interessante: quando estamos sendo atacados por uma bactéria ou vírus, comumente apresentamos febre, ou seja, a temperatura de nosso corpo se eleva e ficamos muito prostrados, indispostos, perdemos o apetite e sentimos inclusive frio.

Observem que, por um lado, estamos com a temperatura de nosso corpo subindo e, ao mesmo tempo, sentimos calafrios, tremores e buscamos cobertores e agasalhos para tentar suportar esta situação.

A febre seria resultado da ativação de nosso fluxo sanguíneo, ativação de nosso metabolismo, buscando levar, através do sangue, células de defesa que possam combater o agente invasor. Os calafrios, por outro lado, indicam que nosso corpo está tentando equilibrar sua temperatura.

Situação 2 - Frio nas pernas

Quando o fluxo sanguíneo, por qualquer que seja o motivo (vaso sanguíneo entupido por exemplo), não consegue chegar até nossos pés, as pessoas irão sentir frio nas pernas e também uma certa limitação para caminhar.

Esta deficiência no fluxo sanguíneo pode comprometer seriamente a vida desta pessoa, pois, em alguns casos de atraso no tratamento, há risco de amputação do membro inferior.

Situação 3 - Diabetes

Muitas pessoas no Brasil e no mundo convivem com diabetes, necessitando de medidas dietéticas e alguns medicamentos específicos. Dentre tantas manifestações desta síndrome, podemos destacar a dificuldade para sentir o que está quente e o que está frio.

Lembro-me agora de um paciente meu que era diabético e que, durante um banho, acabou se queimando pois não sentiu que a temperatura da água estava excessivamente quente.

Situação 4 - Hanseníase

Esta doença é conhecida por comprometer algumas inervações de nosso corpo, podemos não conseguir diferenciar as sensações de frio e calor.

Situação 5 - Câncer

Alguns tipos de câncer podem dar como primeiro sinal um aumento de temperatura do corpo nos finais de tarde. Muitas vezes não se caracteriza como uma febre, mas, sim, uma elevação transitória da temperatura corpórea, podendo estar associada com calafrios.

Estas variações de temperatura podem refletir sinais iniciais de doenças muito importantes como podem já demonstrar comprometimento de algum órgão ou estrutura de nosso corpo.

Observem, também, que as sensações de calor e frio podem estar sobrepostas ou somadas, ao longo do desenvolvimento de várias doenças.

O mais importante é estarmos atentos para estes sintomas de frio e calor, pois esta percepção será fundamental para o diagnóstico e para intervenções precoces visando controlar cada situação.