PUBLICIDADE

Topo

Edmo Atique Gabriel

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Tom Cruise e a sua estratégia para uma longevidade saudável

Ken Ishii/Getty Images
Imagem: Ken Ishii/Getty Images
só para assinantes

Edmo Gabriel

Colunista do UOL

25/06/2022 04h00

Não é fácil ser constante em qualquer segmento da vida. Viver a fase de sucesso, a fase da empolgação, sempre é muito mais fácil e mais cômodo.

Sabemos que a vida de um ser humano tem um ritmo baseado em ciclos, sendo que a tendência natural, com o passar do tempo, é a queda de produtividade, maior grau de limitação, maior lentidão dos movimentos, mudança do comportamento hormonal e maior rigidez de articulações.

Recentemente, o ator americano Tom Cruise declarou que, mesmo com praticamente 60 anos, dispensa os dublês nas filmagens, conseguindo manter firmeza e coordenação como se estivesse no início de carreira. Mais do que isto, Cruise apresentou uma lista de tarefas necessárias para conseguir a tão sonhada constância em diferentes segmentos da vida.

Por um lado, poderíamos especular que Cruise tem muitos privilégios e facilidades, decorrentes de uma carreira bem estabelecida, e que, portanto, ele teria condições de viabilizar muitas coisas para manter seu desempenho ao longo de décadas.

Por outro lado, poderíamos e também deveríamos buscar a compreensão sobre qual o real mérito dele em suas conquistas e por que seu rendimento tem sido tão duradouro.

Vejamos os itens destacados por Cruise como sendo essenciais para garantir a longevidade saudável:

1) Alimentação baseada em uma orientação especializada, inclusive enfatizando uma ingestão reduzida de carboidratos.

2) Atividade física muito heterogênea, ou seja, praticar uma série ampla de modalidades esportivas.

3) Cultivar e aprimorar o relacionamento interpessoal, fomentar o famoso networking.

4) Valorizar a si mesmo e cultivar uma vaidade moderada.

5) Estabelecer um mindset positivo, ou seja, formatar uma atitude mental positiva frente aos desafios do cotidiano.

Todos os itens acima são indiscutivelmente importantes para atingir níveis de excelência nos âmbitos físico e mental. Também é indiscutível que a questão do mindset acaba se sobrepondo às demais.

Ter vontade de fazer algo, ter gana para atingir uma meta, não desistir mediante a primeira dificuldade, eis o caminho essencial para se manter constantemente vitorioso.

Defender que uma boa alimentação e a prática regular de atividade física são condições que propiciam uma longevidade saudável, seria como dizer que água fervendo irá queimar a pele. O mais difícil é lidar com nossa vontade ou com a falta dela, tal como vencer nossas próprias resistências.

Acredito que o maior mérito do ator americano tenha sido reconhecer que o tempo passa para todos, que cada ser humano tem limites e que é possível, sim, buscar a constância, mesmo com o avanço natural da idade.

Ao reconhecer este cenário, Tom Cruise buscou ajuda especializada, mostrando que não devemos criar nosso sistema de estratégias por conta própria. Para cada finalidade e para cada meta almejada, existem pessoas habilitadas que podem nos oferecer parcerias frutíferas.

Quando o ator americano menciona o poder do mindset, ele deixa claro que o senso de disciplina também é fundamental. Ter a iniciativa é o primeiro passo mas, mediante os tropeços e as dores do processo, sustentar uma postura positiva e firme agrega valores inquestionáveis.

Em suma, o exemplo de Tom Cruise deixa nítido que a longevidade saudável é um grande desafio e, como tal, exige disciplina e maior valorização de si próprio e das relações humanas.