Topo

Edmo Atique Gabriel

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Qual a palavra-chave neste Natal de 2021?

iStock
Imagem: iStock

Colunista do UOL

25/12/2021 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Em 25 de dezembro de 2020, vivíamos uma fase de extrema apreensão e desespero. As mortes pela covid-19 eram incontáveis, a vacina para este terrível mal ainda era incipiente e as perspectivas para o ano de 2021 não eram animadoras.

Hoje, é 25 de dezembro de 2021. Um ano se passou e estamos aqui tentando organizar nossas vidas, superar perdas irreparáveis
(especialmente vidas de amigos e pessoas queridas) e pensando sobre como agir em mais um final de ano.

Os casos de coronavírus e o número de mortes diminuíram de forma importante, os hospitais conseguiram tomar um fôlego, os profissionais de saúde conseguiram ter direito a um certo descanso. No entanto, como todos estão acompanhando nos noticiários, estamos enfrentando algumas variantes do coronavirus —a ômicron— e uma nova fase da gripe influenza.

Eu posso testemunhar acerca desta gripe influenza, a qual tem provocado um aumento significativo da ocupação hospitalar. Há cerca de 1 semana, talvez por estresse acumulado, fui contaminado por este vírus e fiquei muito debilitado. A sensação é de ausência de forças, muita prostração, febre e muitas dores musculares generalizadas.

Neste Natal, precisamos dar valor máximo a vida. Não podemos descuidar dos princípios gerais, relativos a uma boa alimentação, a um descanso adequado e a uma convivência familiar saudável.

Devemos refletir mais antes de tomar qualquer atitude, antes de qualquer julgamento, antes de qualquer tentativa soberba de achar que temos o controle da situação em nossas mãos.

Desta forma, qual seria então a palavra-chave neste Natal de 2021? Basta ouvir a sábia opinião de quem tem bastante experiência de vida, de quem já viveu muitas coisas ao longo do tempo, de quem já chorou e sorriu mais vezes que você. Estas pessoas mais experientes iriam profetizar que a palavra-chave é precaução. Para fortalecer o poder desta palavra-chave, eu tomo a liberdade de incorporar a prudência.

E, assim, deixo aqui para todos vocês esta mensagem de Natal: que ao invés de buscarmos uma palavra-chave para representar este atual momento, que nosso foco esteja totalmente concentrado no binômio precaução-prudência. Precisamos ainda vencer a batalha por completo e nada melhor que ostentar este binômio em nossos pensamentos e nossas atitudes.