Topo

Edmo Atique Gabriel

ANÁLISE

Texto baseado no relato de acontecimentos, mas contextualizado a partir do conhecimento do jornalista sobre o tema; pode incluir interpretações do jornalista sobre os fatos.

Você já sentiu fraqueza? Não deixe para lá e saiba o que pode ser

iStock
Imagem: iStock

Colunista do VivaBem

28/08/2021 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Acredito que seja impossível alguém dizer que nunca sentiu fraqueza. Pode ser que esta sensação de fraqueza tenha sido interpretada de formas muito variadas, como sendo um mal-estar, um estado de prostração ou uma sensação de paralisação dos músculos. De qualquer forma, não seria nada absurdo reunir todas estas percepções num cenário único de fraqueza.

A questão crucial seria na verdade destrinchar este cenário e efetivamente conseguir vislumbrar tantas vertentes que podem conduzir a uma sensação simples e comum de fraqueza. Desta forma, poderíamos conceituar a fraqueza como sendo qualquer situação na qual as forças físicas e mentais tornam-se escassas ou até ausentes.

Entendam bem isto: sentir fraqueza pode ser uma sensação no âmbito físico, como quando não conseguimos forças para subir uma escada, ou no âmbito mental, quando nossa memória e raciocínio falham de forma ostensiva.

Vocês conseguem se lembrar das circunstâncias que cercaram sua sensação de fraqueza mais recente? Onde você estava, o que estava fazendo, qual era o período do dia, você acordou cansado(a)? Vejam que inúmeras variáveis podem estar influenciando esta sensação de fraqueza.

Na tentativa de buscar respostas lógicas para as fraquezas simples e as fraquezas complexas, trago para vocês algumas situações. Procurem refletir e avaliem em quais destas situações vocês já se enquadraram.

Situação 1

Você resolve emagrecer e mudar seu estilo de vida. Para isto, você foca na prática intensa de atividades físicas, períodos prolongados de jejum e dietas muito restritivas. Embora seja uma questão muito individual, muitas pessoas podem não suportar toda esta restrição e esforço físico e acusar a falta de um suporte energético mais consistente.

Situação 2

Você está apresentando problemas hormonais, sobretudo relativamente a sua tireoide, mas não se atenta a esta possibilidade e não faz a dosagem periódica dos hormônios tireoidianos no sangue. O hipotireoidismo, condição caracterizada pela queda do nível de hormônios tireoidianos, pode refletir-se num estado de profunda indisposição e prostração diante de todas as demandas da nossa rotina.

Situação 3

Quando o coração fica "fraco", a gente vai sentir fraqueza também. Considerando que nosso coração funciona como um motor que bombeia sangue para todo nosso corpo, não há como sentir fraqueza mediante a falha deste motor. Situações como infarto do coração, arritmias e insuficiência cardíaca podem contribuir para esta sensação de fraqueza.

Situação 4

Perder o apetite pode estar relacionado com alguma infecção em atividade. No caso de uma pneumonia bacteriana por exemplo, ocorre a liberação de grande quantidade de toxinas em nossa circulação, as quais prejudicam nossa digestão e também agem em nosso cérebro inibindo nosso apetite natural. Sem uma alimentação mínima diária, não tem como ficar disposto e produzir adequadamente.

Situação 5

Começar a perder peso muito rápido e sentir muita fraqueza, mesmo aparentemente mantendo seu padrão alimentar. Diante deste cenário, devemos pensar em alguma doença que esteja consumindo nossas reservas. O câncer sempre será o protagonista e o principal suspeito neste cenário.

Situação 6

A insônia e a fraqueza convivem muito bem; a questão é que quem tem estes dois problemas não consegue conviver bem no seu dia a dia e executar minimamente suas atividades laborais e físicas. O sono reparador garante o descanso, a renovação das energias e promove uma melhor imunidade. Quem enfrenta a insônia, precisa buscar tratamento, não somente pela intensa fraqueza que se exacerba, mas principalmente pelos riscos de desenvolver doenças graves e debilitantes.

Situação 7

Em meses de calor intenso, fazer atividade física ao ar livre exige muita hidratação e uma alimentação bem consistente. Isto porque o calor excessivo provoca desidratação e queda da pressão arterial (hipotensão), deixando as pessoas com sensação de fraqueza durante a maior parte do dia.

Situação 8

Uma mulher pode apresentar muita fraqueza quando ocorre mudanças em seu ciclo menstrual, principalmente se a perda de sangue for acentuada e prolongada.

Situação 9

Deficiência de vitaminas e alguns micronutrientes, como o zinco e o selênio, pode comprometer nosso metabolismo, dificultando as reações químicas necessárias para produzir energia ao corpo. Isto gera fraqueza e prostração para executar atividades profissionais e físicas.

Situação 10

A fraqueza está mais relacionada aos movimentos que o corpo faz contra a gravidade. Observem bem isto: quando levantamos um peso estando na posição horizontal (deitado), notem que o movimento torna-se mais difícil e gera fadiga muito precocemente. Uma pessoa que fica pendurada em uma barra de ferro e, portanto, tenta não tocar no chão pelo maior tempo possível, começa a sentir fadiga ou mais fraqueza por estar lutando contra a força da gravidade. Assim, vejam que a fraqueza também pode ser uma manifestação de uma luta contra a força da gravidade.

Procure ajuda médica

Quem sente fraqueza, seja ela física ou mental, não deveria permitir que este quadro se prolongue e se torne extremamente limitante.

Num primeiro momento, deve-se tentar compreender quais as circunstâncias que envolvem esta sensação de fraqueza e tentar fazer uma autoavaliação quanto a alguns hábitos de vida, como padrão de alimentação, qualidade do sono, intensidade das atividades físicas etc.

Após esta primeira etapa de análise, será fundamental uma avaliação médica para excluir a existência de doenças e, caso alguma seja diagnosticada, iniciar de imediato o tratamento.

Sentir fraqueza não é sinônimo de estar cansado pura e simplesmente, pode ser algo mais sério, mais comprometedor, e somente uma abordagem precoce poderá resultar na contenção efetiva deste processo.

Não tenham medo nem vergonha de manifestar que estão sentindo fraqueza e de buscar ajuda, explicações e tratamento para inibir a progressão e piora deste quadro.