NAC: por que atletas estão usando um remédio para a tosse como suplemento?

Ler resumo da notícia
A n-acetilcisteína (NAC) é um ativo amplamente utilizado em diversas situações clínicas, como o tratamento da tosse, incluindo a tosse persistente infantil.
A substância é reconhecidamente eficaz e segura na expectoração, na limpeza pulmonar e de vias aéreas, por exemplo.
Ao saber disso você deve estar se perguntando: por que praticantes de atividade física e pessoas que buscam qualidade de vida estão usando esse remédio como suplemento alimentar?
Lembre-se: você deve consultar um profissional de saúde antes de tomar qualquer tipo de suplemento.
Bom, a NAC é um derivado de um aminoácido chamado L-cisteina, que é usado pelo organismo na síntese (produção) de glutationa.
A glutationa atua como antioxidante mestre, protegendo as células contra o estresse oxidativo provocado pelos radicais livres, além de ser um grande aliado na destoxificação do fígado —aqui entra outra função amplamente usada da NAC em ambiente clínico e hospitalar: manejo hepático pós-intoxicação por medicamentos como paracetamol.
Na nutrição funcional, integrativa e demais áreas da medicina que atuam com praticantes de atividade física, atletas de alta performance ou pessoas que buscam qualidade de vida e envelhecimento saudável, a NAC vem se destacando justamente pelo potencial de combater o estresse oxidativo e pela atuação em processos inflamatórios crônicos e de baixo grau —nos quais o indivíduo acumula queixas, sinais e sintomas de adoecimento, mesmo que os exames estejam 'bons', ou que, aparentemente, a pessoa se sinta bem.
Para esportistas e atletas, a suplementação de NAC é uma excelente estratégia visando recuperação muscular, mitocondriogenese (síntese e proteção da saúde mitocondrial) e performance metabólica, reduzindo os danos do próprio esforço excessivo do esportista.
Os usos mais comuns do NAC como suplemento
Combate ao estresse oxidativo Como falei, a substância é precursora de glutationa, um dos antioxidantes mais potentes do nosso organismo. Vale lembra que, quando praticamos exercícios, a queima de oxigênio resulta na produção de grande quantidade de radicais livres, responsáveis pelo estresse oxidativo, que pode causar fadiga e envelhecimento precoce.
Ajuda na eliminação de toxinas e metais pesados, sendo usada no tratamento de intoxicação por paracetamol —como também mencionei anteriormente.
Saúde cerebral Alguns estudos vêm pesquisando a aplicação potencial da NAC para reduzir inflamações e proteger o cérebro de doenças neurodegenerativas. A hipótese é de que isso acontece por diferentes motivos: aumento dos níveis de glutationa no cérebro, reduzindo o estresse oxidativo; redução da neuroinflamação, bloqueando citocinas pró-inflamatórias (TNF-?, IL-6); e também na regulação do glutamato, prevenindo toxicidade excitatória.
Saúde hormonal e reprodutiva A NAC tem potencial de melhorar a saúde hormonal e reprodutiva, sendo já muito utilizada em mulheres com síndrome do ovário policístico (SOP) e resistência insulínica.
Onde conseguimos NAC?
A suplementação é prescrita por médicos e nutricionistas, em doses individualizadas, que podem ser encontradas de forma comercial (em farmácias, fórmulas já prontas) ou manipuladas em farmácia de manipulação, tanto em pó quanto em cápsulas. Outras possibilidades incluem a forma endovenosa (principalmente hospitalar, para uso em casos de intoxicação por paracetamol).
Lembre-se: você deve consultar um profissional de saúde antes de tomar qualquer tipo de suplemento.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.