Topo

Taise Spolti

Taça de morango com creme de leite: clássico que traz saciedade e energia

iStock
Imagem: iStock

Colunista do UOL

28/07/2022 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Muitas vezes, pensamos em opções e receitas cheias de reviravoltas só para satisfazer um desejo ou vontade de comer algo doce ou salgado que tenha um apego afetuoso em nossa memória. Um bom exemplo simples, delicioso e que fez parte da vida de todo mundo é o clássico morango com creme de leite.

Uma ótima opção de lanche, desde que você não tenha intolerância à lactose, claro, e que raramente vemos sendo passado como opção para quem está seguindo uma dieta ou criando um novo padrão alimentar.

O morango é uma fruta de baixíssima caloria: em 100 g da fruta in natura existem apenas 5 a 6 g de carboidratos. O creme de leite faz o papel dele com saciedade —é importante sempre nos lembrarmos de que muitos alimentos são fontes de gordura boa para nosso organismo.

O doce é justamente isso, um combinado entre gordura, carboidratos e proteínas que vai oferecer saciedade por mais tempo, ainda mais para quem está passando pela transição alimentar.

Ingredientes:

  • 1 bandeja de morangos frescos (aproximadamente 200 g)
  • 5 colheres (sopa) de creme de leite fresco
  • 1 colher (sopa) rasa de açúcar mascavo ou adoçante stevia ou açúcar de coco

Modo de preparo:

  1. Lave e corte os morangos em pedaços menores e disponha-os taças. Misture o creme de leite com o açúcar mascavo e derrame por cima do morango.

Dica: se você faz uso de suplemento alimentar de proteína, pode adiciona-lo ao creme de leite. E, claro, não deixe de experimentar com granola ou aveia.