Topo

Taise Spolti

Cinco alimentos bons para a saúde e a beleza para apostar no inverno

iStock
Imagem: iStock

Colunista do UOL

17/07/2022 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Esfriou por aí? Mínimas que sejam as variações de temperatura da sua cidade, as estações mais frias do ano são capazes de impactar a saúde de qualquer um. Assim como o ambiente, a produção de alimentos, a natureza como um todo. Por isso, nestas épocas do ano, temos alimentos típicos do frio.

É o que conhecemos como sazonalidade, conceito relacionado às estações de algo, que acontecem sempre no mesmo período. Na natureza, a sazonalidade é o que determina quais alimentos serão mais produzidos e cultivados no verão, no inverno e demais estações, em climas quentes e úmidos, ou frios e secos.

Você com certeza já deve ter ouvido falar sobre a relação surpreendente que a natureza tem conforme o clima e os cuidados à saúde. Quase como uma mãe, de fato, ela cuida dos seres vivos conforme a necessidade daquele momento.

Quer um exemplo? Durante o verão, as frutas da época são mais ricas em água. Já no inverno, tendem a ser ricas em vitamina C. Isso porque, sabemos que no verão precisamos nos hidratar mais, e no inverno devemos reforçar o sistema imune.

Outros exemplos: no verão, precisamos mais de fotoproteção, devido à alta exposição solar, sendo assim, alimentos roxos, amarelos e verde-escuros são tão ofertados na natureza, já que todos possuem nutrientes específicos para a proteção das células, combatem a oxidação celular e ajudam a retardar o envelhecimento.

Enquanto isso, no inverno, encontramos alimentos verdes e verde bem escuros, que possuem, dentre os componentes, boro e acido fólico, ambos relacionados ao combate e redução da depressão.

A mãe natureza com certeza é muito sábia. Cabe a nós, aprendermos cada vez mais a ouvir o que ela tem a dizer.

E que tal relembrar quais alimentos devemos investir mais nessa época do ano, já que o frio se instalou? Não esqueça, esses alimentos são os essenciais, porém vivemos em um pais com uma riqueza inimaginável em alimentos, nutrientes, plantas, e basta que abramos nossos olhos ao cultural ao nosso redor, e um pouquinho de pesquisa para perceber que temos muitas opções para qualquer estação.

Além de estarem na época, em seu maior valor nutricional, alimentos da estação são mais baratos, têm sabor muito melhor do que quando fora de época e são facilmente encontrados. Sendo assim, você não precisa passar de mercado em mercado tentando encontrar uma fruta ou um vegetal.

Veja abaixo:

Alimentos cítricos

Este não é só um alimento, mas um grupo. Não pense que só a laranja ou a acerola são recomendadas. Invista em limão, morangos, maracujás e abacaxis, até jabuticaba. Como moramos em um país tropical e extenso, pode ser que na sua região seja um pouco mais difícil de encontrar um ou outro (afinal o inverno do Sul é diferente do inverno do Nordeste), mas todos eles estarão presentes nos supermercados quando a época for o outono e inverno.

Esses alimentos, conhecidos por nossos avós como os "azedinhos", são ricos em vitamina C —o que por si só já diz muita coisa do porque consumi-los no inverno. Alimentos contendo alto teor dela, aliados à ingestão de Zinco e outros minerais, têm o poder de melhorar nossa resposta imunológica. Isso potencializa a nossa capacidade de restabelecermos a saúde após uma infecção, ou agem na proteção do organismo nos processos oxidativos naturais do envelhecimento.

Cenoura

Quando pensamos em cenoura, imediatamente lembramos que ela é mutio usada no verão como um alimento rico em betacarotenos, excelente para proteção celular no fotoenvelhecimento. Mas a verdade é que no inverno isso também ocorre.

Além disso, nesta estação, temos hábitos que podem não ser ideais para a nossa saúde, como aumentar a ingestão calórica, comer menos frutas e consumir menos água. A cenoura, justamente por conter betacaroteno, licopeno e ótimo valor em vitamina C, é que provoca uma proteção celular aos danos na pele.

O licopeno é reconhecido como um antioxidante poderoso para um conjunto de sistemas —entre eles, o cardiovascular. Invista na cenoura ralada, ou assada. E, se gostar, um suco de cenoura com couve e laranja é uma "bomba" de nutrientes para a sua saúde durante o inverno.

Espinafre

Já mencionei no início do texto que os alimentos de cor verde escuro possuem peculiaridades para o nosso corpo durante o inverno, e são elas: conter betacaroteno para proteção dos danos causados às nossas células, ácido fólico para combater a fraqueza, indisposição e dar mais energia. Não só isso: o espinafre contém minerais como ferro, potássio, magnésio e fósforo, todos importantes componentes de um bom sistema imunológico e renovação celular.

Abacate

Falando em energia, aqui vai uma ótima dica: não pelo valor calórico, o abacate possui nutrientes que essenciais para a eficiência dos ciclos metabólicos. Para a produção de energia ocorrer de forma excelente precisamos, em cada passo, oferecer substratos, seja na oferta de aminoácidos, ou minerais —o magnésio, por exemplo.

O abacate tem um ótimo valor de magnésio, além de diminuir a produção de cortisol, reduzir a pressão arterial em hipertensos, ser ativo protetor cardiovascular. E sim, as calorias dele estão alinhadas com a nossa maior necessidade energética no inverno, mais uma vez a mãe natureza sabe o que faz.

Alho-poró

Você notou que tem mais alho-poró no mercado agora do que há algumas semanas? Ou que, perto de outros alimentos que aumentaram o preço, este se encontra bem mais em conta? Isso se dá porque esta é a época de maior produção de alho-poró.

Além de ser saboroso e facilitar preparos quentinhos, como sopas e refogados, ele contém: cálcio, fibras, magnésio (olha ele novamente) e sim, vitamina C! Um somatório dos nutrientes já citados.

Por fim, o alho-poró, assim como o alho comum, possui a alicina, componente muito bom ao organismo. Ela é um composto do enxofre, que atua na prevenção de câncer, e está cada vez mais ligada ao tratamento de pacientes com síndromes metabólicas.