PUBLICIDADE

Topo

Taise Spolti

Bolinhas de coco veganas são doces saudáveis para adultos e crianças

iStock
Imagem: iStock
Conteúdo exclusivo para assinantes
Taise Spolti

Formada em educação e em nutrição, Taise Spolti é ex-fisiculturista e participou do programa Masterchef, da Band. Em sua coluna, traz receitas que aliam ingredientes saudáveis à gastronomia, além de mostrar como a alimentação equilibrada, a prática de exercícios e outros bons hábitos são essenciais para trilhar o caminho da saúde e do bem-estar físico e mental.

Colunista do UOL

26/05/2022 04h00

Essas bolinhas de coco deixam qualquer um apaixonado. São ótimas opções para levar na bolsa, na lancheira, como acompanhamento daquele chá ou café no meio de tarde.

Os ingredientes podem ser substituídos, e você pode usar algumas opções como forma de criar novos sabores:

  • Coco ralado natural: pode ser colocado coco ralado queimado, farinha de amendoim ou farinha de amêndoas;
  • Néctar de coco: eu não gosto muito de usar mel nas receitas doces, apesar de ter o 'tom' mais saudável, ele é tão perigoso quanto o açúcar branco para a maioria das pessoas, e por ter o apelo 'saudável', muitos acabam exagerando na quantidade. Diferente do néctar de coco, que contém índice glicêmico menor (cerca de 35), assim como o açúcar de coco. Mas atenção: compre néctar de coco verdadeiro, evite comprar o produto similar, que mistura água com açúcar de coco para formar um xarope. O néctar de coco é um produto extraído da seiva das flores da palmeira do coco. Caso desejar trocar, use mel, mas maneire na quantidade de bolinhas ingeridas ao longo do dia.
  • Cranberry: use também nibs de cacau no lugar do cranberry, ou pedaços de bananinha seca.

Ingredientes:

  • 80 g de manteiga de coco (aprox. metade da embalagem)
  • 3 colheres (sobremesa) de néctar de coco
  • 4 colheres (sobremesa) de coco ralado
  • Sumo de 1/2 limão
  • Raspas da casca de 1/2 limão
  • 1 colher (sobremesa) de cranberries secas

Modo de preparo:

  1. Deixe a manteiga fora da geladeira até que atinja o ponto pasta (tenra, mas pode ser facilmente amassada por uma colher).
  2. Leve a manteiga para a batedeira e bata até que fique cremosa. Adicione o néctar de coco e bata um pouco mais. Desligue a batedeira, adicione o sumo de limão, as raspas de limão e o coco ralado. Misture usando uma espátula, por fim, adicione as cranberries.
  3. Leve essa mistura para a geladeira para que endureça um pouco, a fim de conseguir fazer as bolinhas.
  4. Faça bolinhas do tamanho de um brigadeiro.