PUBLICIDADE

Topo

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido
Seu cadastro foi concluído!
reinaldo-azevedo

Reinaldo Azevedo

mauricio-stycer

Mauricio Stycer

josias-de-souza

Josias de Souza

jamil-chade

Jamil Chade

Taise Spolti

Macarrão integral ao molho de abacate picante tem sabor de guacamole

Getty Images/iStockphoto
Imagem: Getty Images/iStockphoto
Conteúdo exclusivo para assinantes
Taise Spolti

Formada em educação e em nutrição, Taise Spolti é ex-fisiculturista e participou do programa Masterchef, da Band. Em sua coluna, traz receitas que aliam ingredientes saudáveis à gastronomia, além de mostrar como a alimentação equilibrada, a prática de exercícios e outros bons hábitos são essenciais para trilhar o caminho da saúde e do bem-estar físico e mental.

Colunista do UOL

28/04/2022 04h00

Gosta de sabores mexicanos? A guacamole é uma opção muito saudável, leve e prática, que podemos incluir em muitos pratos. Esse macarrão integral com molho de abacate vai fazer você se lembrar do sabor da guacamole.

Estamos na época do abacate em muitas regiões do Brasil, então usa-los no dia a dia é uma excelente forma de ser sustentável, usando a sazonalidade a nosso favor, e ainda economizar, pois os preços estão bem abaixo do normal.

Lembrando: você já leu a matéria que escrevi sobre o abacate? Leia aqui!

Ingredientes:

  • 100 g de macarrão integral (ele rende para duas pessoas)
  • 1 tomate
  • 1/3 de xicara (chá) de cebola roxa picada
  • 1 limão
  • 2 colheres (sopa) de azeite de oliva
  • 1/2 abacate
  • 1 colher (sobremesa) de pimenta-dedo-de-moça picada (pode ser mais!)
  • Sal a gosto
  • 1/3 xicara (chá) de coentro picado (não gosta de coentro? troca pela salsinha picada!)

Modo de preparo:

  1. Primeiro, faça o macarrão como sempre: ferva a água, acrescente um pouco de sal e cozinhe até ficar no ponto al dente (ainda durinho). Separe uma concha do cozimento.
  2. Enquanto isso, corte o abacate em pequenos cubos e coloque em um vasilhame pequeno. Esprema 1/2 limão e acrescente por cima do abacate. Corte o tomate e retire as sementes, pique em pequenos cubos e adicione ao abacate. Pique a cebola, também em pequenos cubos, mas deixe-as por 10 minutos mergulhadas em água quente, escorra e então coloque no abacate. Adicione o sal, a pimenta picada finamente, o azeite de oliva e misture delicadamente.
  3. Coloque a mistura de abacate em uma frigideira levemente aquecida, adicione o macarrão integral e 1 concha de água do cozimento do macarrão. Misture até que fique cremoso e desligue o fogo. Por fim, sirva com bastante coentro ou salsinha por cima.