Topo

Taise Spolti

Páscoa: fatos interessantes sobre o chocolate e como consumi-lo sem receio

iStock
Imagem: iStock

Colunista de VivaBem

17/04/2022 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Os excessos da Páscoa são bem conhecidos: comer chocolate além da conta, permitir-se comer o que não consome habitualmente e usar o velho e conhecido "já que" para se libertar do padrão alimentar ou de hábitos, certo?

  • "Já que é Páscoa, vou comer muito e depois eu volto a me alimentar bem na segunda"
  • "Já que abri o ovo, vou comer todo o chocolate hoje, assim não sobra para semana e não saio mais da dieta"
  • "Já que é feriado, vou aproveitar, é só uma vez ao ano, né?"

Os pensamentos nessa época do ano podem ser divididos em dois caminhos: o do equilíbrio ou do extremismo. E, para ajuda você a escolher bem qual percurso seguir, decidi trazer alguns fatos sobre o tão famoso cacau (ou melhor, o chocolate).

O Brasil é um dos países que mais produz cacau no mundo, sendo assim, o fruto tem importante papel na nossa sociedade e na nossa cultura. Temos, inclusive, o turismo do chocolate, em cidades como Gramado, na Serra Gaúcha, onde as fábricas recebem anualmente milhares de pessoas do mundo todo.

Cada brasileiro come, em média, 2,6 kg de chocolate ao ano —nosso país consome incríveis 511 mil toneladas do produto por ano, segundo a Abicab (Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas). Porém, infelizmente, boa parte do chocolate ingerido não é de alta qualidade nutricional e, sim, de um alimento final rico em açúcares, gordura e aditivos químicos, como conservantes e aromatizantes.

Mas, em contrapartida, a procura por chocolates com bom valor nutricional vem aumentando e, ano após ano, é cada vez mais comum nos depararmos com ovos de Páscoa especialmente desenvolvidos para uma gama maior de pessoas —produzidos sem açúcar, sem lactose, sem glúten, com chocolate amargo, com adição de proteína etc. Do ponto de vista comercial, isso é bom, e do ponto de vista inclusivo, isso é ótimo, pois pessoas com alergias e intolerâncias também devem aproveitar os benefícios e sabores do cacau certo?

Alimento funcional

O cacau é um dos alimentos que deveriam ser obrigatórios na vida de todos. Repito: o cacau, não o chocolate. Mas, como o chocolate é feito de cacau, como então aproveitar os benefícios do fruto sem exagerar em algo que em excesso pode fazer mal?

Como muitos já sabem, o alto consumo de alimentos ricos em açúcares está ligado ao aparecimento de doenças crônicas não transmissíveis e metabólicas (diabetes, hipertensão, obesidade), além de aumentar o risco de vários tipos de câncer.

As doenças inflamatórias do organismo também são aumentadas quando a alimentação é rica em açúcar, afinal, em excesso, o alimento por si só é inflamatório. Mas eu vim aqui para falar bem do chocolate, não mal...

O cacau é um dos alimentos que mais contêm flavonoides, antioxidantes potentes e comprovadamente eficazes na saúde e proteção cardiovascular.

Os flavonoides são componentes de alguns alimentos reconhecidos como funcionais, ou seja, que desempenham papéis específicos no organismo, tal como um medicamento ou um fitoterápico, que quando administrado de forma regular e prescrita tem uma função especificamente funcional na saúde daquele indivíduo.

Os flavonoides do cacau, mais especificamente as catequinas e epicatequinas, desempenham no metabolismo importantes funções, como papel anti-inflamatório, antiplaquetário, antitrombótico, antialérgico, cardioprotetor e antioxidante. Mesmo quem não realiza os cuidados necessários com alimentação ou exercícios físico se beneficia do consumo do cacau, que acaba amenizando ao longo do tempo ataques ao metabolismo. Mas, veja bem, somente ameniza e é o cacau, não o chocolate, que possui esse "poder".

Um fato nada positivo é que o processamento do cacau acaba reduzindo essas propriedades. Durante o processamento, os flavonoides são reduzidos e, com a adição do açúcar e outros ingredientes na fabricação do chocolate, os valores de flavonoides caem mais ainda.

Tudo bem, Páscoa não é para ficar especificamente pensando em valor nutricional. Como eu mencionei anteriormente, a parte cultural e a parte social do cacau são importantes, ou seja, o Brasil sendo produtor, é de se esperar que o consumo seja elevado (perto da Alemanha e da Suíça, o consumo ainda é pequeno, pois lá, a média é de 8 kg por pessoa ao ano!).

Dicas para consumir o chocolate

Para conseguir aproveitar o melhor que o cacau (ou melhor, o chocolate neste caso da Páscoa) tem a nos oferecer, eu separei algumas dicas, assim você não precisa ficar imaginando que todo chocolate da Páscoa deve ser consumido em um único dia, causando até desconfortos gastrintestinais como diarreia, mas também não precisar passar vontade achando que nenhum chocolate é bom pra sua saúde.

  • Escolha uma barra de chocolate em vez do ovo de Páscoa: tudo bem que o ovo é simbólico, mas geralmente eles são muito mais caros (proporcionalmente falando) e tem muito mais chocolate (enquanto as barras têm 100 g, 120 g, os ovos têm 500 g, 1 kg).

  • Ganhou ou comprou ovos? Quebre-os em pedaços e guarde-os em potinhos ou saquinhos, para consumir aos poucos. Assim, você vai consumir o tão aguardado chocolate, porém, o suficiente para ter por muitos dias, de forma menos pesada, sem causar grandes danos à sua dieta ou padrão alimentar.

  • Comer chocolate, aos poucos, não engorda. Vai por mim, não existe um único alimento capaz de levar a culpa por tudo. É o somatório de tudo que fazemos ao longo dos dias, durante muitos dias, que vai causar algum resultado visível ao corpo (seja ganhar peso, seja perder peso, seja ter acne etc.).

  • Prefira o chocolate amargo: essa você já sabia, né? Óbvio! O chocolate amargo é o que tem maior quantidade de cacau, logo, possui menos açúcar. O alimento tem grande poder de saciedade, atua no centro de satisfação e prazer, trazendo bem-estar, e você acaba comendo menores quantidades. E, mesmo comendo pequenas porções, você encontra valores de flavonoides muito elevados, sendo assim, até quem não segue dietas ou hábitos alimentares no geral mais saudáveis acaba se beneficiando da ação anti-inflamatória e protetora da saúde cardiovascular, justamente por conseguir colocar na alimentação uma quantidade suficiente de nutrientes funcionais.

  • Fracione o pedaço do ovo (que você já quebrou) em porções ainda menores, para o consumo durante o dia —no meio da manhã ou após o almoço, por exemplo. Evite consumir o chocolate à noite, olhando sua série favorita ou a novela. No período noturno, devemos sempre diminuir a quantidade produzida e liberada de insulina —e comer açúcar estimula a produção do hormônio, o que vai atrapalhar seu metabolismo, tanto o de gordura como a qualidade do seu sono. Se for o chocolate amargo, fique tranquilo, pois ele, ao contrário do chocolate ao leite, poderá até auxiliar você a relaxar, e uma pequena quantidade a noite poderá ser muito benéfica.

Espero que tenha uma ótima Páscoa em família e mantenha seus hábitos saudáveis acima de tudo, sua saúde em dia lhe garantirá muitas e muitas páscoas pela frente.