Topo

Taise Spolti

Motivos pelos quais você deve consumir mais abacate, sem medo das calorias

Getty Images/iStockphotos
Imagem: Getty Images/iStockphotos

Colunista do UOL

10/04/2022 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Mais uma vez venho eu, aqui, mostrar a vocês que calorias não são tudo, que calorias são apenas um indicativo de guia para alguns casos específicos e que, caso o profissional não entenda de estratégias mais aprofundadas da alimentação, ficará preso a restrições alimentares que não funcionam. Digo isso pelo abacate, que sempre que trazemos ele à tona, seja na alimentação, em receitas, seja como fonte para aumentar o aporte nutricional da dieta, duas perguntas sempre aparecem: Mas ele não é muito calórico? Não vou engordar comendo abacate?

Veja bem, um único alimento não é capaz de engordar, muito menos emagrecer, alguém. Fora isso, ele pode ser visto tanto como um auxiliar em tratamentos, extraindo-se o máximo possível de determinado nutriente que deve ser adicionado à alimentação individual de alguém, ou então estar associado, inclusive, no tratamento de distúrbios alimentares ou transtornos, onde o prazer alimentar deve estar associado a outras estratégias. Nem só de emagrecimento ou hipertrofia se vive a nutrição. Na verdade, é muito além disso.

Passando da visão calórica do abacate, chegamos ao ponto mais técnico desse alimento. Ele possui três variedades botânicas, e a que mais consumimos no Brasil é a Guatemalensis,

A gordura da polpa do abacate é reconhecida como uma importante fonte de ácidos graxos oleico e linoleico, assemelhando-se inclusive ao azeite de oliva. Tem indicações variadas de casos clínicos, que vão de melhora de dislipidemia, colesterol e triglicerídeos, até de inflamações crônicas, protetor cardíaco e hepático. Uma porção do óleo da polpa do abacate, ou seja, da fruta que consumimos mesmo, contém elevados valores de Vitaminas A, B, D e E, além de lecitina e fitoesterol.

Mas nem só de gordura se faz o abacate. Na polpa temos outros componentes extremamente importantes, que podem estar na dieta do indivíduo, independentemente se ele procurou o nutricionista para emagrecer ou melhorar o estado clínico (tendo alguma doença associada). Esses componentes trazem, em conjunto ou individualmente, uma série de benefícios para a saúde:

Sais minerais da polpa do abacate: cálcio, potássio, magnésio, ferro e fósforo. Importantes para a absorção de outros nutrientes, estão relacionados à neurotransmissão, saúde muscular e saciedade, lembrando que os minerais são importantes na dieta justamente pela ação em absorção de nutrientes, que quando não estão otimizadas ou funcionando bem por algum distúrbio do indivíduo e má alimentação, desencadeiam comportamentos alimentares que podem estar associados à perda ou aumento do apetite, que dá a sensação de nunca cessar.

Vitaminas C, E, B1, B2 e D: além das citadas anteriormente no perfil lipídico da polpa do abacate, essas vitaminas se encontram também em um valor ideal para uma porção de 100 g da polpa. Pacientes que possuem alguma baixa de vitaminas do complexo B encontram no abacate uma excelente porção, com biodisponibilidade melhorada, afinal os sais minerais e os ácidos graxos do abacate auxiliam na absorção dessas vitaminas.

Componentes mais interessantes: carotenóides (luteína, zeaxantina, criptoxantina e alfa e beta caroteno), que atuam como fotoprotetores, antioxidantes protegendo as células de danos oxidativos. Importante lembrar que carotenoides nós não produzimos, são obrigatoriamente indispensáveis pela ingestão através de alimentos ou suplementos. Como a maioria dos carotenóides são lipossolúveis, é importante que sejam consumidos junto a fontes de gorduras boas na dieta, sendo assim, o abacate consegue oferecer não apenas os carotenóides, como os ácidos graxos que melhoram a absorção dos mesmos. E isso também acontece com as outras vitaminas e minerais que o abacate possui.

Em uma dieta restritiva em perfil lipídico —imaginando-se que, para a redução de peso, deve-se restringir a quantidade de gordura da dieta, apenas visualizando o cenário das calorias, e não da totalidade do alimento—, a maioria dos nutrientes se perde na absorção e o indivíduo perde os nutrientes das refeições que faz. Você já deve ter visto muitas pessoas que restringiram as gorduras da dieta, imaginando ser benéfico a sua saúde e ao seu peso, tendo problemas de saúde como quedas de cabelo, unhas fracas, efeito platô na balança, frequentes infecções virais ou simplesmente queda de imunidade, fraqueza, sem energia. Isso porque o corpo não está conseguindo absorver de forma otimizada a maioria dos nutrientes que o indivíduo consome. As dietas de muito baixo valor calórico (as VLCD) geralmente causam esse problema.

Veja bem, consumir gorduras na dieta é essencial e extremamente benéfico, mas não estou me referindo à fritura, margarina, ultraprocessados ou embutidos, nem de fazer estoque da gordura da carne de boi ou a pele do frango, estou falando das fontes de alimentos com gorduras que possuem perfil ótimo para a saúde, como o abacate, azeite de oliva, óleo da semente do abacate, óleo de chia, entre outras gorduras perfeitamente adaptáveis a nossa alimentação.

Agora, além de conhecer mais ainda sobre o que o abacate pode lhe oferecer de bom, tanto em sabor como para a saúde, espero que você não tenha mais medo de consumir no horário que seu nutricionista indicar, ou quando a época do ano estiver cheia de abacates por aí e você não souber mais nem como preparar ou armazenar. Não tenha medo das calorias dele.