PUBLICIDADE

Topo

Taise Spolti

Granita de café: para apaixonados pela bebida em pleno verão

iStock
Imagem: iStock
Conteúdo exclusivo para assinantes
Taise Spolti

Formada em educação e em nutrição, Taise Spolti é ex-fisiculturista e participou do programa Masterchef, da Band. Em sua coluna, traz receitas que aliam ingredientes saudáveis à gastronomia, além de mostrar como a alimentação equilibrada, a prática de exercícios e outros bons hábitos são essenciais para trilhar o caminho da saúde e do bem-estar físico e mental.

Colunista do UOL

27/01/2022 04h00

Uma forma bem bacana de consumir o delicioso café em dias quentes de verão é nessa versão de granita.

Granitas são uma espécie de raspadinha e que têm como berço a Sicília, na Itália. É feita basicamente de frutas e água, ou açúcar e água (para formar a granita), e depois se coloca um sabor, como xaropes ou caldas e frutas.

Além de ser prática, ela é mais fácil de fazer que um sorvete, não tem na base o componente gorduroso e então se torna mais leve para quem está de dieta ou buscando versões mais lights.

Ingredientes:

  • 2 xicaras (de chá) de café passado (filtrado) forte ou expresso
  • 2 colheres (de sobremesa) rasas de açúcar mascavo ou açúcar de coco
  • 1 colher (de chá) de extrato de baunilha natural (evite essência)
  • Raspas de chocolate meio amargo ou funcional

Modo de preparo:

  1. Misture o café com o açúcar e a baunilha até dissolver o açúcar completamente. Despeje em uma forma de bolo e leve para o congelador. Após uma hora, ele estará levemente congelado, então, com o auxilio de um garfo, amasse e raspe vigorosamente o café congelado até formar uma raspadinha fofa. Volte para o congelador por mais 1h ou 1h30.
  2. Na hora de servir, use o garfo novamente, raspando e servindo em taças, jogue o chocolate raspado por cima ou em lascas.