PUBLICIDADE

Topo

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido
Seu cadastro foi concluído!
reinaldo-azevedo

Reinaldo Azevedo

mauricio-stycer

Mauricio Stycer

josias-de-souza

Josias de Souza

jamil-chade

Jamil Chade

Taise Spolti

Peito de frango para o verão com molho refrescante de abacaxi e abacate

iStock
Imagem: iStock
Conteúdo exclusivo para assinantes
Taise Spolti

Formada em educação e em nutrição, Taise Spolti é ex-fisiculturista e participou do programa Masterchef, da Band. Em sua coluna, traz receitas que aliam ingredientes saudáveis à gastronomia, além de mostrar como a alimentação equilibrada, a prática de exercícios e outros bons hábitos são essenciais para trilhar o caminho da saúde e do bem-estar físico e mental.

Colunista do UOL

06/01/2022 04h00

O frango é aquele item que sempre está presente na mesa. Ele é versátil e leve, tem sabor que combina com tudo, desde o tempero mais picante, passando pelo mais gorduroso até o mais leve e fresco.

Aqui, claro, cabe lembrar de como ele é importante para a saúde, já que tem valor proteico excelente, baixo teor de gordura e um componente interessante (que depende do corte que você escolher): boa quantidade de ferro e vitaminas do complexo B, especialmente.

Para essa receita, vocês vão notar que tem muito item fresco, muito sabor, e isso a torna perfeita para saladas ou como acompanhamento de pratos mais leves, como cuscuz, pokes, massas integrais.

Ingredientes:

  • 3 peitos de frango sem pele nem ossos
  • Suco de 4 laranjas
  • 1/4 de xicara (de chá) de coentro fresco picado
  • 3 colheres (de sopa) de azeite de oliva (e um pouco mais para grelhar depois)
  • 1 colher (de sobremesa) de mel
  • 1 colher (de chá) de sal
  • Pimenta preta a gosto moída na hora
  • 1/3 de abacaxi
  • 1/2 abacate
  • 1/2 cebola roxa
  • 1 ponta de pimenta dedo-de-moça sem sementes (opcional)
  • Salsinha fresca para finalizar

Modo de preparo:

  1. Com as mãos, passe o sal em todo o peito de frango e reserve.
  2. Reserve uma ou duas colheres (de sopa) do suco de laranja para a salsa e misture o resto com 2 colheres (sopa) de azeite, mel e metade do coentro picado em uma tigela ou saco plástico de cozinha (de armazenamento de alimentos).
  3. Acomode os peitos de frango na tigela ou no saco e feche para deixar marinar. Você pode deixar durante a noite na geladeira ou então por pelo menos 2h para que a carne absorva bem o tempero.
  4. Na hora de grelhar, unte a frigideira ou bistequeira com um fio de azeite, descarte a marinada e acomode bem o peito de frango. Sele por 8 minutos cada lado em temperatura média.
  5. Enquanto isso, corte a cebola roxa em brunoise (pequenos cubinhos) e coloque em uma xicara ou tigela com água quente durante 10 minutos. Corte o abacate e o abacaxi em cubos pequenos, de aproximadamente 1 cm x 1 cm, e coloque-os em uma tigela com 1 colher de azeite, o suco de laranja restante, a outra metade do coentro e acerte o sal. Por fim, adicione a cebola roxa escaldada em água quente (descarte a água) e a pimenta dedo-de-moça picada bem fininha (opcional).
  6. Reserve a salsa até a hora de servir o frango. Quando a carne estiver pronta, disponha a salsa por cima do frango com o suco que se formará e sirva. A salsinha pode ser jogada por cima ou, se desejar, misture na salsa.